Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Sarney ameaçou Congresso para votar extensão do mandato


Quem acompanhou a movimentação do Congresso Nacional, sob a liderança de José Ribamar, o Sir Ney, ou Sarney, para a apreciação, em um só ato, dos milhares de vetos presidenciais que estão há anos engavetados, apenas para votar o veto de Dilma à lei que redistribui os royalties do petróleo, deve (?) saber que ele, enquanto Presidente da República, querendo mais dois anos de mandato, fez a seguinte ameaça aos parlamentares: 

"Existe dentro do Congresso um grupo de radicais e oportunistas que almeja dilacerar a ordem. (...) Se eles pensam que me nocautearão, estão totalmente equivocados. [...] Se derramamento de sangue for necessário, então isso ocorrerá". 

Era 2 de março de 1988 e Sarney temia que o Congresso não aprovasse o acréscimo de dois anos ao seu mandato. Temendo os Urutus (tanques do Exército) os parlamentares negociaram e lhe deram um ano a mais. Seu mandato foi, portanto, de cinco anos. 

Agora, do "outro lado", Sarney quer radicalizar contra a Presidente da República. Sabe que Dilma não vai usar a mesma frase dele nem cercará o Congresso com os Urutus para fazer valer seu veto. E Sarney protagoniza mais um ato imoral para sua biografia já extensa de atos imorais.  

Nenhum comentário: