Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Filas gigantes para marcar consulta em hospital do Rio


Pacientes do Into (Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia), na avenida Brasil, zona norte do Rio, viraram as noites de segunda e terça-feira na fila para agendar consultas e cirurgias.

O problema começou na segunda, quando foi aberto o período de agendamentos para 2013 no hospital federal.

Na madrugada, pessoas já acampavam na porta para garantir uma das 400 senhas. A procura superou a previsão, e uma fila de cerca de mil pessoas, segundo a Polícia Militar, dava a volta na unidade.

A cada seis meses, o hospital abre uma semana para agendamento.
Daniel Marenco/Folhapress
Pacientes aguardam senha para agendar atendimento em hospital federal no Rio
Pacientes aguardam senha para agendar atendimento em hospital federal no Rio

Na tentativa de impedir que outra fila gigante se formasse no dia seguinte, o hospital voltou a distribuir senhas na própria segunda-feira e passou a fazer agendamentos apenas por telefone.

A medida, contudo, não evitou que cerca de cem desavisados passassem a madrugada na porta do hospital.

Foi o caso da costureira Celia Marques da Silva Araújo, 53, que chegou às 5h de terça ao local. Segundo ela, sua filha caçula operou o joelho no Into em abril e agora precisa visitar o hospital para fazer exames de rotina. "O povo é quem sofre. O rico não precisa passar por isso."

No início da tarde, a Folha ligou cinco vezes para o número fornecido para agendamento de consultas, mas uma gravação informava que não poderia completar a chamada devido a dificuldades no sistema. Horas depois, contudo, a reportagem foi atendida por uma funcionária.
(Matéria da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: