Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Preservação da natureza ou autopreservação?

Tem gente que acredita que luta para defender a natureza pela natureza. É tamanha a sua ingenuidade que acaba acreditando nisso. Em verdade, foi para que os ingênuos acreditassem e tivessem uma causa para lutar, sem partidarizar a luta, é que os grandes capitalistas criaram a "causa do meio ambiente". 

Porém, a luta é para a própria sobrevivência do ser humano, que ainda necessita do "pulmão do mundo". Não se protege a natureza por ela, mas sim, pelo humano. Se pudesse, o humano humanizava tudo - bichos (já tenta com grande parte deles), árvores e tudo o mais que têm vida - para seu prazer, seu deleite. 

Não é por acaso que temos 7 bilhões de animais humanos, que ocuparam os espaços dos outros seres e que se apavora com a perspectiva sombria da falta d'água (aí, a luta pela proteção das águas) e de outras coisas vivas que ainda necessitam para continuarem vivos e mantendo o acelerado crescimento demográfico. 

Não deveriam denominar preservação da natureza, mas sim, auto-preservação. Embora digam que amam a natureza, em verdade, amam a si próprios. Claro que sei que o leitor deste blog sabe disso. Mas há aquela parcela ingênua... que acredita no discurso. 

Nenhum comentário: