Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 22 de dezembro de 2012

Com o Mensalão, o encanto petista se desfez


O historiador Marco Antonio Villa lançou o livro Mensalão, o julgamento do maior caso de corrupção da história política brasileira. Saiba mais: 
Com a promessa de um governo fundamentado na ética e no combate à corrupção, o PT conquistou muitos eleitores no decorrer dos anos. Mesmo antes de Luiz Inácio Lula da Silva ser eleito presidente, a promessa de justiça social fascinou muitos brasileiros.
Divulgação
Depois de anos de discursos inflamados, discussões, cassações, choro e desabafo, finalmente essa história chegou ao fim
Depois de anos de discursos inflamados, essa história aparentemente chegou ao fim
"Como em um conto de fadas, um dia o encanto se quebrou", escreve Marco Antonio Villa no livro "Mensalão". "O 'encanto petista' se desfez em 15 de maio de 2005. Era um domingo".
Villa se refere à primeira denúncia que desencadearia um dos maiores escândalos de corrupção já divulgados no Brasil. O mensalão, como ficou conhecido, envolvia um uma série de pagamentos, ou mesadas, em troca de apoio político.
O esquema ficou conhecido após o vazamento de um vídeo que mostrava um alto funcionário dos Correios recebendo propina. Esse caso manchou a reputação do partido e provocou o afastamento de figurões do governo, como José Dirceu.
"Mensalão", com o subtítulo "O Julgamento do Maior Caso de Corrupção da História Política Brasileira", relata o caso e analisa as suas causas e consequências para a democracia.
O título é um lançamento da editora LeYa, responsável pela publicação de "Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil" e "Guia Politicamente Incorreto da América Latina", de Leandro Narloch e Duda Teixeira, e "Guia Politicamente Incorreto da Filosofia", de Luiz Felipe Pondé.

Autor: Marco Antonio Villa
Editora: LeYa
Páginas: 370
Quanto: R$ 31,90 (preço promocional*)
Onde comprar: pelo telefone 0800-140090 ou pelo site da Livraria da Folha
(Matéria extraída da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: