Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Livro sobre os 360 anos da Câmara no Museu, dia 19


Este livro não pode faltar na estante de quem deseja saber sobre parte importante da nossa história política. Nossa Câmara de Vereadores é uma das mais antigas do país e foi criada em dezembro de 1652, 25 anos antes da criação da Vila, fato ocorrido em 29 de maio de 1677. 

Durante o período colonial, os vereadores detinham o poder executivo, legislativo, judiciário e policial. Algumas mudanças ocorreram durante o Império, mas o município era governado pela Câmara. Com a criação do cargo de prefeitos (intendentes), os vereadores passaram a legislar e fiscalizar o executivo. Em 1904 foi indicado o primeiro prefeito para Campos (Rodrigues Peixoto).

A primeira eleição para prefeito ocorreu em 1947. O livro traz os concorrentes (prefeitos e vereadores) seus partidos e suas votações de 1947 até 2012, assim como as alterações ocorridas no período (mudanças na legislação, licenças, renúncias e mortes dos titulares e a posse dos suplentes).

É um livro também para pesquisa de quem se interessa por nossa história política. E como é um dos raros escritos sobre os prefeitos e vereadores que assumiram mandatos entre 1947 e 2012, os que ocuparam tais cargos ou seus parentes terão, nessa pequena obra, o registro de seus nomes perenizados, para além das atas e dos jornais das épocas citadas. 

Enfim, é mais uma obra de um escritor campista que preocupa-se em registrar partes importantes da nossa história para democratizar o acesso à informação e para evitar o esquecimento de fatos importantes para a nossa cultura e, claro, nossa identidade.  

O livro custa R$ 20,00. Sugiro que o leitor o inclua na lista de presentes de fim de ano. Vai me ajudar a pagar a gráfica e, como sabemos, livro é sempre um bom presente.  

Nenhum comentário: