Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 13 de maio de 2012

Homenagem a Patrocínio neste dia 13


Coisa rara, mas acontece: o "Dia das Mães" venceu o "Dia da Abolição". Contra a maré, rendo aqui, mais uma vez, a homenagem a José do Patrocínio, o "Tigre da Abolição", campista motivo de orgulho de todos os brasileiros de bom senso. 

Transpondo obstáculos intransponíveis para um negro "bastardo" - filho de um vigário com uma negra de 15 anos que lhe servia na Casa Paroquial - , o papa-goiaba tornou-se doutor, jornalista, redator, editor, dono de jornal, vereador na capital do Império, romancista e fundador da Academia Brasileira de Letras.

Como a maioria dos heróis, foi perseguido, preso e morreu na miséria aos 51 anos de idade.

Não vou aqui discorrer sobre a abolição que, embora bem-vinda, no ocaso do Império, não recebeu da República proclamada logo depois o tratamento esperado por Patrocínio. Os negros não tinham para onde ir e sequer o patronato permitiu que eles trabalhassem por salário.

O preconceito era grande e a raiva dos proprietários por terem lhes tirado grande parte do ganha-pão motivou-os a contratarem mão-de-obra estrangeira, européia. A dívida para com os negros nunca foi paga. 

Mas essa não é a intenção dessa postagem. Quero apenas lembrar Patrocínio nesse 13 de maio.  

Nenhum comentário: