Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 3 de agosto de 2010

Reflexão antes do voto

Um amigo andou fazendo comparações entre os governos do Estado de Brizola a Sérgio Sabral. Citou muitas obras do Brizola, do Garotinho e da Rosinha. Obras importantes para os diversos municípios da região e do Estado. Mas não conseguiu lembrar de obras que mereçam registro de Moreira Franco, Marcelo Alencar e Sérgio Cabral.

Caso para uma reflexão na horado voto.

8 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Amado Avelino,

Se tem uma coisa que não entra em minha cabeça, de jeito nenhum, é pessoas políticas, professores, sociólogos, etc, de Campos,em nome do "orgulho", do "partido", e de tudo o mais que nem imagino, não verem o que está na cara dos "mau caráter" e procurar o mal QUE NÃO EXISTE nos "bem feitores". Não consigo entender isso de jeito nenhum.

Não estou aqui querendo dizer que as pessoas não tenham direito de escolher seus candidatos por se identificarem com os mesmos, não, mas o que me deixa encasquetada, são essas pessoas "inteligentes", passarem recibo. Sim, porque não verem o que Garotinho e Rosinha FIZERAM E FAZEM, é uma coisa; Tentarem desfazer tudo o que eles fizeram é outra ( covarde demais) agora, NÃO VEREM o que muitos aqui, Ali, Lá E Acolá, NÃO FIZERAM e ainda por cima desfizeram, e trazerem elogios para os mesmos... é coisa para se fazer uma "pesquisa sobre".

Sim, uma pesquisa, e escrever um livro. Será uma leitura instigante, relevante, e muito mais: "REVELANTE". É coisa para estudo sobre a "Natureza Humana e causas de uma Vitória ou não de uma Cidade."

Tenho pensado tanto nisso, que acho que vou começar este livro, pois com "internet", com "Ctrl C e Ctrl V", muito "material" de pesquisa vivo e autêntico temos para pesquisas hiper originais.

E os resultados serão supreendentes!

Weber, aquele da "força" para obter resultados, vai rolar no túmulo. Eu penso que sociólogos acreditam mesmo naquela do Weber. Esquecem que quem comanda a História é Deus. A força física só pode mesmo manipular e arrazar tudo. Mas não foi o correto, o justo, o verdadeiro, o de caráter e nem o ficha limpa.

Não consigo compreender que pessoas que pretendam "MUDANÇA" para Campos, Estado do Rio de Janeiro e Brasil, sejam tão insensatas e cegas a fim de, na cara de todos, coarem um mosquito e engolirem um camelo; limparem o exterior do prato e do copo mas por dentro estarem cheios de rapina e intemperança; parecerem formosos mas por dentro cheios de ossos e imundícias;parecerem justos aos homens mas por dentro estarem cheios de hipocrisia e de iniquidade.

Fico pensando o que faz uma pessoa inteligente, estudada, preferir se omitir diante de tantos maus feitos e agir contra os bens feitos. Não. Não estou falando de partido político, nem de preferências ou ser ou não parcial. Estou falando de algo muito sério, profundo, instigante e que dá uma excelente tese. Excelente tese.Estou falando de caráter, CARÁTER. A população não está dormindo quando EXIGE ficha limpa das pessoas. E Ficha limpa é FICHA LIMPA SIM. Mas o que tem de ficha mais que suja não avaliada por esses homens e mulheres de Campos... Vou te contar, hein? É isso o que querem para o Brasil? Quem votaria nessas pessoas se elas se candidatassem e fosse dado a população saber toda a VERDADE?

Sim, porque com mal caratismo, com mutreta, com relativismo abusivo de propaganda mentirosa, com deslealdade, com os weberismos da Sociologia, claro que muitos dos de caráter acabam perdendo mesmo. Mas isso até quando Deus diz: CHEGA!!!!

E por falar nisso, hoje acordei com uma frase: "Seja galinha."

Essa não... de jumentinho a galinha??? Agora é que vão me zoar.Vão me desenhar... me chatear...

Mas a frase era eutêntica, relevante e REVELANTE: "Não importa, seja galinha. Deixa o resto comigo."

Fazer o quê, né?
Có có ricóooo có córico.. kkkkkkkkkkk

Eis a mais nova personagem blogueira: Uma galinha.

Um abraço, Avelino,

Galinha!

carlinhos-j.carioca disse...

vc que é um grande conhecedor,gostaria que citasse uma grande obra o ex governador garotinho para a nossa cidade,bommuma grande obra,obra de vulto como o Brizola com os CIEPs e a UENF por exemplo.

carlinhos-j.carioca disse...

O CORRETO aVELINO,É A GENTE NAO VOTAR EM NENHUM DESSES CARAS,POIS JA TIVERAM A SUA OPORTUNIDADE,E HOJE,SE TRATANDO DE CAMPOS,TEMOS UM SUB JUDICE E OUTRO CASSADO.ACHO QUE TEMOS É QUE SIM "RENOVAR",PARA UMA CAMPOS MELHOR!TO FALANDO PELA MINHA CIDADE E EU COMO CIDADAO,NADA PARTIDARIO MUITO MENOS CRITICANDO QUEM QUER UE SEJA,NADA MAIS DO QUE A NOSSA CIDADE NECESSITA PARA SAIR DESSA VERGONHA ADMINISTRATIVA,A PONTO DE NINGUEM CONSEGUIR GOVERNAR MAIS ESSA CIDADE!!!GENTE NOVA,SEM PROCESSO E LIGAÇAO COM OS GRUPOS QUE IMPERAM EM NOSSA CIDADE!ISSO SIM,É VOTAR CONSCIENTE E TER O SEU VOTO "VALIDADO"!!!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Eu também pensava assim, mas depois de Collor, a grande cara nova e jovem, cheio de intenção de acabar com marajás... Lembra?

Não precisamos muito de gente que promete e sim de gente que faz e é honesta.

E demais a mais omitiram muito, e sempre falaram mal e desfizeram de Garotinho. Penso que ele ainda não teve a OPORTUNIDADE PARA MOSTRAR TUDO. Isso foi tão forte que está aguçando as curiosidades. Afinal, dá uma olhadinha no Brasil e veja bem quem são os políticos? Por que só em Campos tem que mudar? Quando ouvi falar mal de garotinho e rosinha, não sabia nem 1 por cento da verdade. De garotinho era aquilo: "Tudo relacionado a sua fé". E de rosinha a mesmice de sempre: "Não é flor que se cheire". Aí eu insistia e as coisas que falavam eram na evasiva, até que um dia perguntei: "Posso divulgar isso e afirmar que você falou e que vai provar?" Aí o grupinho ( que me conhecia e sabia que eu fazia mesmo) dizia: MEU NOME NÃO. E assim terminava tudo numa risadinha maldosa e sem graça.

Quanto a "VERGONHA ADMINISTRATIVA,A PONTO DE NINGUEM CONSEGUIR GOVERNAR MAIS ESSA CIDADE!!!" Isto é o que muitos querem fazer acreditar. É aquilo: NÃO TEM DO QUE FALAR, TIRAM UMA PESSOA E DEPOIS VEM DIZER QUE NÃO CONSEGUE GOVERNAR. Quer dizer, não dão sossego a uma pessoa que ganhou no voto, tiram e depois vem dizer que NÃO CONSEGUE GOVERNAR. Desde quando Rosinha entrou, que uns campistas cooptados perturbam e eu VI. Vi cada coisa que nem acreditava. O òdio, gente, é capaz de muita coisa inacreditável. Muita. Não tem o que dizer e qgora vem com essa: Ninguém consegue governar... ( Tá virando outro jargão, já que não pode falar mal mesmo...)Ora, gente... A coisa é assim: NÃO QUEREMOS QUE CAMPOS SEJA GOVERNADO POR QUEM NÃO É QUEM QUEREMOS. Assin.:não o povo que votou.

E um dia senti e cri que Deus estava me jogando nesta situação. Não para fazer campanha para ninguém, mas para confrontar as mentiras.

É isso. O Brasil não precisa de "políticos cara nova ou cara velha", não. Não precisa de partido esse ou aquele.

O Brasil precisa URGENTE de gente de VERGONHA NA CARA E QUE NÃO FUJA DE DEBATES HONESTOS, SÉRIOS E VERDADEIROS.
É no debate, olho no olho, cara na cara, que saberemos quem é quem , pois a boca fala do que o coração está cheio. Mas parece que querem desviar o assunto, desviar o verdadeiro.

Cont.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Nos blogs acontece coisa engraçada. Nas escritas dessem o pau e falam o que querem, quando aparecem em vídeo, falam de outra forma e nada parecido com a maldedezinha ardilosa... Isto também me deixa a pensar... e MUITO. Ora, por que o sujeito que vivia falando o que queria nas suas escritas, na hora que aparece em vídeo muda sua performance? Por que não aproveita para denunciar as verdades e bota a boca no trombone? Boca no trombone de Campos é boca no funil, esquizofrênico e partido não trazendo nenhuma contribuição séria e investigativa. É assim... Tudo um circo. E muito engraçado por sinal.Mas não rola um eco.


Já que não temos o que falar dos tais fulaninhos e fulaninhas então vamos dar uma de "João sem braço" e vamos dizer: "Que venham caras novas." A moda em Campos é essa. Os NOVOS políticos não tem projetos e nem programas e só falam isso. Já está até chato.Os estrangeiros se pegam nos royalties. Já tá manjado. Falem coisas mais consistentes. Se "cara nova" fizesse um País o Brasil não tinha passado o que passou com Elle que anda por aí ainda.E tem outra: Precisamos de FICHA LIMPA. Na verdade as crianças e flores não tiveram descanso ainda para mostrar o trabalho todo pois precisam além de trabalhar, ficar se defendendo da mentirada.

Mas não adianta porque está tudo vindo à tona.

É tempo de Verdade, Integridade e Humildade.

É tempo de cara LAVADA, LIMPA E DEBATENDO OLHO NO OLHO sem evasivas e sem lero lero.

Que "ligação é essa com os grupos" se foi Garotinho que desligou o grupo?
Veja Roberto Enriques. Veja Edson Batista. Duas pessoas que não se deixaram contaminar em grupos que imperavam. E tinham tudo para serem comprados. Alguém já havia visto coisa igual? Que sabedoria de Roberto Henriques, não? Vai agora dizer que aquilo não foi algo inusitado? Inesperado até pelas caras novas? Vai me dizer que Campos não conhece muito bem a cara dos dois?

Vamos deixar os "jargões batidos" e vamos sim, ver direitinho quem é quem, pois tem muita cara nova falando e desfalando numa verborragia retórica de dar pena.

Ora... povo não é bobo, não, gente! Ele apenas não sabe. Só isso. Mas já está começando a saber.

Provisano disse...

Não entendi uma coisa, Carlinhos, como poderemos mudar o rumo político da cidade, pratindo da sua premissa que o correto seria não votar em ninguém? Em alguém, teremos que votar, concordas? Outra coisa que vou te sugerir, sei, que estás indignado com tudo que o corre, mas, na linguagem de internautas, LETRAS MAIÚSCULAS É GRITO, incomoda a quem lê, portanto, evite-as, sempre que possível.

Vou salientar que tudo o que vem ocorrendo na nossa política, tem uma origem só, começou há vinte e quatro anos atrás, quando um grupo de românticos e aventureiros, quis mudar essa cidade e elegeu o Garotinho deputado estadual. Em verdade, antes, tentamos elegê-lo vereador pelo PT, onde ele obteve uma votação fantástica mas o partido não teve legenda suficiente para conduzí-lo à câmara. Depois criamos o movimento Muda Campos e o elegemos prefeito, no meio do mandato, ele, o Garotinho, mudou o seu rumo, resolveu, promover aos cargos decisivos na prefeitura, antigos desafetos, preterindo os companheiros de primeira, ou melhor, da zero hora, promovendo uma cisão no grupo, onde companheiros do peso de um Fernando Leite, acabou sendo isolado e sofreu um verdadeiro massacre eleitoral, com jogadas espúrias por debaixo do pano, tudo para prejudicá-lo em sua reeleição para deputado. Nesse episódio, Garotinho lançou Pudim e Arnaldo Viana (que na eleição para prefeito de Garotinho, assinou um manifesto dizendo que éramos um bando de moleques), além de Paulo César Martins, que já era deputado, para concorrer todos à um mandato na ALERJ. É óbvio que, com tanta gente concorrendo dentro do mesmo espectro eleitoral, nínguém daqui seria eleito, como não o foi e mais grave, ele ainda abriu espaço para candidatos de fora virem aqui e garimpar votos como foi o caso de, se não me engano, Tânia Jardim que apoiada pelo empresário campista Marcos Araújo, teve quase oito mil votos em Campos e, cabe ressaltar, Marcos Araújo agiu com o aval do Garotinho. isso tudo só para contar uma pequena parte da história que por sinal, foi acompanhada de perto pelo Avelino a que eu chamo de Alvanir.

O DNA de tudo isso é perfeitamente identificável, começou há mais de vinte e cinco anos, com o Garotinho como o ator principal de tudo isso e a divisão desse grupo político se deu a partir das decisões pessoais do próprio, que hoje reclama de covardia, traição, perseguição e outras chorumelas mais, como se ele não tivesse nemhuma responsabilidade por tudo de ruim que está acontecendo na política de nossa cidade.

Venhamos e convenhamos, de maneira geral, em tudos os movimentos políticos em nossa cidade, encontramos as digitais do Garotinho, afinal, não se pode negar, ele é um mestre nesse jogo, só que muitas vezes, usa essa maestria para o mal.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Provisano,

Tudo o que você diz, não diria se Garotinho fosse da turma do seu grupo. Garotinho e Rosinha são políticos que FAZEM ACONTECER PARA O POVO, entende?

Garotinho não tem esta retórica partidária, onde os políticos são mais inportantes que o povo, não. Para ele política não é para ficar nessa rasgação de seda entre um e outro. È para falar a verdade sobre os que fazem para o povo. É para o povo e jamais para os companheiros disso e daquilo, entende?

Viu o debate hoje? Já pensou se as crianças e flores estivessem no debate? Fala a verdade? Seria um show, não? Meu marido que me lembrou disso pois na época adorou os debates de Rosinha em Campos. Foi excelente e o povão de Campos também falou isso. Falou que ela era classuda. Esse "classuda" foi a forma mais entendível de expressar FALOU BEM E COM SEGURANÇA em debate inteligente.

Rosinha e Garotinho mexem com as "bases" e com as "cúpulas".

Que bom, Provisano, você não poder dizer que Garotinho é corrupto. E se disser vai ter que provar. Provar mesmo.

Ah, e quanto a "maestria para o mal..." os blogs sim, bem que estão catedráticos nesta maestria e nem escondem, não. Quer dizer, agora diminuiram os blogs "maldosos". A coisa está mais educada, séria, generosa, como diz a Dilma. Até a Dilma brava quer ser mais generosa. É isso aí, já era essa coisa retrógada de falta de educação com as pessoas numa grosseria e falta de respeito e calúnia. Se tem denúnica verdadeira onde o povo está enganado, é legítimo vir fazer a denúncia. Mas aquela coisa de falácia sofismenta ( desculpe a redundãncia)é muito cruel, desonesto e está ficando fora de moda.

Um abraço,
Rosângela.

Provisano disse...

Eu sou um homem de partido, de respeitar programs de partidos, de não mudar de partido, como quem muda de cueca ou calcinha. O que relatei para Carlinhos é pura História, tanto eu quanto Alvanir, vivemos de dentro, tudo que relatei, presenciei, não foi de ouvir falar, tudo foi com conhecimento de causa, nada de "control c" e "control v", apenas realidade nua e crua.

Rosangela, a vida não é justa, ela é cruel e, nela, só sobrevivem aqueles que estão preparados para o jogo duro que a vida é. Aqueles que vivem de chorumela para lá e par cá, como me parece ser o seu caso, vão ficar no meio desse tiroteio, perdidos, como cegos, do pior tipo de cego, aquele que não quer ver, o ignorante político como bem descreveu Bertold Brechet.

Eu enxergo, e enxergo a política sem a paixão figadal com a qual você e tantos acólitos de seu grupo político enxergam. Vejo e prevejo as injunções políticas, dentro de um contexto onde, para mim, prevalece o interesse do conjunto da população e não os interesses de um grupo político.

Minha visão, ao contrário da sua, que é extremamente míope, é ampla, é periférica. Devo ressaltar que, em minhas diversas postagens, tanto aqui como em outros blogs, nunca me referi ao Garotinho ou à própria Rosinha como pessoas corruptas, como tentas sugerir em seu comentário (imagino que essa sugestão sua deva ser produto de uma mente bipolar), ao contrário, defensor que sou do Estado Democrático de Direito, da ampla defesa, do contraditório e de uma coisinha boba chamada Presunção de Inocência, acredito (e saiba que é de verdade) que todos , todos, sem excessão, são inocentes até que se prove o contrário e essa convicção advém do fato de que lutei contra ditadura militar e sofri consequências dessa luta para que todos hoje possamos nos expressar livremente, sem o risco de sermos presos, torturados ou mortos. Livres até para falar bobagens, mas livres, o que é mais importante.

Minhas divergências (pelo menos no que tange a mim) com Garotinho e seus acólitos são de ordem politica e nunca pessoais, pois com disse antes, não faço política com o fígado. Se há algumaquestão pessoal, pode ter certeza de que parte de lá, parte de você, parte de vocês e não de mim, até mesmo porque minha filosofia de vida é a de construir pontes e não muros, como já escrevi anteriormente.

E só para você saber, Rosângela, tudo que escrevo tenho orgulho de assinar, a respeito do que penso do Garotinho, já tive oportunidade de dizer para ele, olhando nos olhos, mais de uma vez e devo dizer-te que, foram palavras mais duras do que as que escrevo e o próprio Avelino presenciou uma dessas ocasiões, numa reunião dentro da casa do próprio Garotinho, quando ele traiu as propostas do Muda Campos e poucos, apenas eu e Fernando Leite tivemos essa coragem cívica de enfrentá-lo publicamente, quando ele era o todo poderoso em nossa cidade.

Garotinho realmente não tem uma "retórica partidária" seja lá o que isso signifique, ele muda de partido de acordo com suas conveniências políticas, eu como sou mais dogmático, prefiro manter uma postura mais diutrinária no que diz respeito à isso e deve ser por isso que sou respeitado até mesmo por aqueles que de mim divergem nessa questão. Quem troca de partido como quem troca de cuecas, na minha terra tem um nome: OPORTUNISTA, e eu posso ser tachado de tudo, menos disso. pode ter certeza.

Para mim que, nos meados dos anos setenta, sai de Campos para encarar polícia, ditadura militar no Rio de Janeiro, tendo sido fichado pelos órgãos de repressão do regime militar, comentar e dizer com todas as letras o que penso, é fichinha. Nunca tive e nem terei, nessa altura da vida, medo dos poderosos, pois minha sábia e saudosa avó sempre me ensinou que cara feia era fome.

Isso era tudo o que eu tinha para dizer.