Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Sugestão a Carla Machado

Soube que a prefeita de São João da Barra, Carla Machado, teceu críticas a Garotinho, tentando ser sarcástica, para agradar seus novos chefes. Mas eu pergunto: tem ela moral para tanto? O mesmo pode-se dizer de Pezão, Cabral e diversos de seus secretários.

A história se repete, infelizmente, porque os seres humanos, aqueles que não se tornaram pessoas, são como Hobbes dizia: maldosos, invejosos, covardes... quando o Garotinho sofre algum revéz, estão eles lá para apregoar a sua morte política e contribuir para que isso ocorra; quando, porém, ele dá a volta por cima e sai aclamado pelo povo, estão lá para render-lhe as homenagens e implorar apoio. Gentinha!

Carla Machado deve, primeiro, tornar-se pessoa, para postar-se como ser humano capaz de ser. O anonimato será seu destino final, pois, como tantos outros medíocres, não terá um bom registro na história. Lembro-me daqueles que faziam o mesmo contra o Brizola. Buscavam até desdenhar a importância de Brizola no cenário político. Foram para o anonimato, muitos para o lixo da história e Brizola faz parte da história brasileira, latino-americana e de boa parte do mundo.

A política parece ter uma ética própria, mas os atores políticos não podem confundir essa "outra ética" com a falta dela, com o mau-caratismo. Que Carla Machado e tantos outros que desejam posar de algozes de inocentes, reflitam (re-fletir não é para qualquer um) e tenham uma postura digna de um ente público decente e que tenha a humildade de reconhecer a importância de Garotinho para a nossa região, o nosso estado e, no caso específico, para São João da Barra.    

Nenhum comentário: