Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Os maus não vencerão

O presidente do TRE/RJ, Nametala, quer marcar eleição suplementar para Campos, antes do julgamento do mérito da ação contra Rosinha Garotinho no TSE. Pensei mesmo que isso pudesse ocorrer, porque, para um tribunal que condena alguém por crime nenhum, quando ladrões do dinheiro do povo continuam soltos, mantidos em seus cargos, por determinação desse mesmo tribunal, não é de se esperar muito no que tange à justiça.

Ontem pela manhã, Garotinho postou em seu blog que a não condenação de Clarissa na ação contra ela movida pelo PMDB, embora uma coisa justa, era prenúncio de algo maldoso (ele não usou esse termo) que estava para ocorrer. O que seria? À tarde veio a resposta: o judiciário condena a ele próprio por crime de formnação de quadrilha, lavagem de dinheiro etc., juntamente com Álvaro Lins e alguns outros. Mas a "atenuante": ele não precisa ir para a cadeia e sim, pagar a pena com serviços comunitários.

Seria cômico se não fosse trágico. Isso porque por tais crimes, alguém não poderia estar em liberdade. O que ocorreu então? Claro está que ele não cometeu crime algum e o judiciário quer acabar com sua carreira política. Ferem-no de várias formas, tentando abatê-lo, tentando jogar a opinião pública contra ele, proporcionando à mídia criminosa manchetes que buscam manchar a sua honra, sua integridade moral.

Sabem que ele não cometeu crime algum. No caso das máquinas caça-níqueis, todos sabem que Garotinho sempre foi contra. Combateu o crime como poucos quando governador e quando secretário de segurança do Estado. Ao contrário de Sérgio Cabral, que negocia com o crime organizado. Aliás, acusavam Brizola de estar ao lado de bandidos, porque Brizola defendia as comunidades pobres do Rio. Mas não acusavam Moreira Franco de negociar com a bandidagem quando foi governador. Agora, acusam Garotinho e se calam em relação a Cabral que, sabidamente, está por trás dos acordos com criminosos.

Mesmo aqueles que hoje aproveitam-se da violência contra Garotinho para tentar jogá-lo no abismo, mesmo eles sabem que Garotinho tem uma vida limpa. Vasculhada permanentemente, mas que nada existe que macule a sua imagem. Quem conhece Garotinho e Rosinha sabem disso, que eles são sérios, honestos e, até, intolerantes com aqueles que cometem deslizes morais. Foi assim sempre: como deputado, como prefeito, como governador... Rosinha, como governadora e como prefeita deu demonstrações de não compactuar com coisa errada. Todos sabem disso.

Então, não creio que os poderosos desse Estado e desse país consigam fazer o povo acreditar que Garotinho e Rosinha tenham cometido os tais crimes que a eles imputam. Por outro lado, é duro aguentar tanta pancada de instituições que deveriam primar pelo Direito, pela Justiça. Mas Garotinho tem fôlego e tem o povo ao seu lado. Garotinho e Rosinha acreditam em Deus, modelo de Justiça e, com a fé inabalável, seguem em frente, na certeza de que os maus não vencerão. Que assim seja.   

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Avelino Ferreira, o seu texto espelha a realidade dos dias atuais, o judiciário que em tese deveria ser isento, é atualmente o órgão mais político de todos. Imagino o nó na cabeça dos universitários de direito.

Luís Fernando

carlinhos-j.carioca disse...

realmente Avelino,"os maus nao vencerao"...e se alguem esta sendo citado,pelo amor de Deus,fez algo... ah! foi so uma coisinha insignificante a seu modo de ver.Veja em Rio das Ostras,ta na mesma situaçao de Campos,entra e sai prefeito.Agora quanto ao teor do delito...cabeça de juiz...Nao defendo ninguem em Campos(todos que estao com algum processo e liberados para eleiçao),ja que a nossa cidade tem que tirar esse pessoal.Ficha limpa já,mas para quem nao tem processo em andamento,coisa dificil em Campos.Por acaso garotinho tera seus votos validados ou sera como Arnaldo na eleiçao passada,ja que agora estao na mesma situaçao.O Arnaldo "certamente" sera liberado,mas...