Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 31 de agosto de 2010

Edson Batista, finalmente, ocupará a cadeira vaga na Câmara

Cláudio Andrade postou em seu blog um comentário sobre a votação pelo plenário da Câmara, hoje, do caso Edson: assume a 17ª cadeira no legislativo na vaga deixada por Nahim, interinamente, ou não? E fez algumas perguntas, entre as quais:

b) Viera Reis vai comparecer?

c) Altamir votará com o grupo de Rosinha?
d) Dona Penha vai seguir a orientação de seu partido ou votará com a base de Rosinha?

e) Nahim vai articular pela posse de Edson ou contrário a ela?

Não tenho comentado o assunto porque já escrevi, em diversas oportunidades, que me soa como absurda a discussão. Isso porque a Câmara é constituída de 17 vereadores. Se Nahim assumiu a Prefeitura, mesmo que interinamente, vagou uma cadeira. Portanto, a Câmara tem funcionado com apenas 16 vereadores. Não há legislação que prevaleça sobre a matemática. Edson Batista já deveria ter assumido para que a composição da Câmara tenha 17 vereadores.

Um juiz emitiu parecer acerca do assunto: a própria Câmara deve reunir o plenário e decidir sobre a posse do suplente. Para mim, outro absurdo, porque não há que ter votação. O suplente assume porque, repito, momentaneamente, uma cadeira está vaga e o suplente deve suprir a lacuna. Quando o titular retornar, automaticamente assume e o suplente sai. Simples assim.

Mas discute-se sobre as interpretações da lei e do regimento da Câmara e a força da maioria prevalece. Chamam a isso, despudoradamente, de democracia...

Como o caso, todavia, vai a plenário, daqui a pouco, Cláudio Andrade pergunta se Vieira Reis vai comparecer. Isso porque, na votação para a composição da Mesa da Câmara, o vereador da Universal não apareceu. Disse que estava com indisposição. Isso acontece, até mesmo com os cristãos que, como ele, tentam pautar a vida pela retidão de caráter. Mas hoje, por certo, ele estará presente e dará seu voto favorável ao que considerar justo que, obviamente, será pela posse de Edson, porque é o correto.

Altamir votará com o grupo de Rosinha? A esta pergunta eu respondo por Altamir: ele votará a favor do que é certo. Não há grupo de Rosinha nem contra Rosinha em questão. Há uma cadeira na Câmara que deve ser preenchida e Altamir votará pelo que é correto.

Dona Penha vai seguir seu partido ou o grupo de Rosinha? O mesmo que Altamir. Não há que seguir nada, a não ser o que é certo. E votará pela posse de Edson, porque a Câmara não pode continuar com 16 vereadores, quando são 17 as cadeiras.

Nahim vai articular a favor ou contra Edson? Esta pergunta de Cláudio Andrade não tem sentido, porque é uma hipótese absurda, ferina. Nahim sabe que Edson tem que assumir por ser correto, por ser justo. Já disse, inclusive, que a Câmara é soberana para decidir, mas que Edson tem que assumir para ocupar, interinamente, a vaga deixada por ele. 

Sendo assim, Edson Batista assume a cadeira hoje.

3 comentários:

César Ferreira disse...

Hoje, está nas bancas a última edição impressa do Jornal do Brasil.
E em favor da história do jornal, da imprensa, e da história comteporânea do Brasil, todos os jornalistas e a AIC, até o momento, se mostram indiferentes. Até Avelino Ferreira!
Até o momento, só o cinismo da Rede Globo, no Bom dia Brasil, colocou a Mirim Leitão para tecer comentários sobre a vitória adquirida pela organização num tom de foi bom enquanto durou. E só!

carlinhos-j.carioca disse...

Avelino,leio sempre o seu blog,gosto de participar,ja que sempre aprendo algo devido ser vc uma pessoa inteligente.Mas,algumas coisas vejo vc ter açoes efetivas e favoraveis a determinados assunto que me assusta.Vc toma atitudes defendendo pessoas e atos de uma camara municipal que nao tem credibilidade e autenticidade alguma,ja que tem a sua composiçao pautada em "acordos" que so´Deus
sabe,se a prefeita voltar muda tudo isso...
Vieira Reis e Altamir dar creditos a eles e acreditar em postura,ética e bom senso?Dizer que o Nahim,D.Penha e Altamir votarao pelo que "è certo",ou seja terao atitudes corretas,eticas e farao pelo povo!!!Me perdoe,mas nessa politica que so vemos a legislaçao em causa propria...vc tá pecando,ta usando o seu "eu".Concordo plenamente que o Dr.Edson ja deveria ter ocupado a cadeira,seu raciocionio é logico e correto,ora se temos 17 cadeiras,um sai,obvio entra o suplente!Mas,foram fetas tantas 'manobras"que eu acho dificil,é muita crueldade,omissao e injustiças em nossa cidade que é muito dificil de ser governada,coisas como essa,que deveriam ser de facil e pratica de soluçao...

carlinhos-j.carioca disse...

Hoje(o1/09) com certeza essa CAMARA tera quorum,prova de legislar em causa propria,nao respeitando o povo que os elegeram.lamento quando vejo vc Avelino,defendendo essa gente,tipo fulano vai votar porque é honesto,vai ser justo ou correto!So Jesus!Nessa CAMARA de Campos com esses veradores atuando dessa forma nunca tem quorum,com excessao de hoje que todos deverao comparecer,ninguem tera dor de barriga ou "cumprindo agenda"...que o Edson ja deveria voltar,concordo,mas defender essa cambada(falos pela açoes deles),fala serio,ninguem merece!