Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Campanha sórdida contra Garotinho

Há dias comentei que os blogs, sem Notícia de ou sobre Garotinho, t~em pouca coisa a dizer. Constatei, nos últimos dias, que a mídia do Rio, que se pretende nacional, também tem pouco a dizer quando não falam de Garotinho. Garotinho é notícia permanente. Contra ou a favor.

Um deputado em Brasília falou, durante cerca de 20 minutos, sobre a morte política de Garotinho. Aí um deputado colega seu pediu um aparte e perguntou, jocosamente: "se o Garotinho, como diz Vossa Excelência, está morto, como gasta todo o seu tempo falando sobre ele?" E o parlamentar ficou sem pai nem mãe.

O complô contra Garotinho (e, agora também contra sua família) é algo assim nunca visto. Nem o Brizola sofreu tanto. Até porque, em seu tempo, o judiciário era um pouco diferente. Agora, o judiciário mostra sua face (será a real?) desvelada e magistrados e ministros dos tribunais tentam reviver a Inquisição.

Essa condenação de Garotinho é tão absurda como a sentença que tornou-o inelegível porque entrevistou um candidato antes do período eleitoral em seu programa de rádio. É tão absurda quanto à cassação de Rosinha por ter concedido a tal entrevista ao Garotinho. Pior, porque faz a mídia abrir manchete com ele condenado por formação de quadrilha. E logo com o que!? caça-níqueis, que ele sempre combateu.

A mídia não contava com o respaldo do judiciário e Garotinho ganhou várias ações contra ela (leia-se organizações globo). Agora, baseia-se no judiciário e usa as absurdas sentenças para abrir manchetes contra ele, respaldada no "direito à divulgação dos fatos". Fatos criados por mentes insanas (para não dizer outra coisa), pois ninguém pode, em sã consciência, imaginar Garotinho chefiando quadrilha armada. Ainda mais lidando com a bandidagem ligada a caça-níqueis.

Em seu blog, Garotinho postou a Carta Testamento de Getúlio Vargas, escrita antes um pouco de seu suicídio em 24 de agosto de 1954. Não precisamos comparar as épocas, nem Getúlio e Garotinho. Mas as perseguições a Garotinho lembram as perseguições a Getúlio. Claro que Vargas era presidente da República e havia interesses internacionais em jogo. Mas do jeito que desejavam acabar com Getúlio, com sua reputação, sua moral, tentam contra Garotinho.

É uma campanha sórdida das elites que  precisaram dele para eleger seu  principal "garoto-propaganda" no Rio. Agora, querem descartá-lo, porque sabem que só ele para retomar o Estado para o povo. Tentam quebrá-lo, atingindo sua família, como fazem os bandidos, de gravat ou sem. Mas Garotinho resiste aos golpes baixos. E o povo está do seu lado. E o que as elites mais teme é o povo. 

A resposta será: Peregrino e Garotinho neles!

4 comentários:

Anônimo disse...

você recebe para defender ele, e todos sabem disso. Ou seja, me poupe!

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Que pena! Só fala abobrinha no anonimato. Vem escrever com argumentos, anônimo!Vem provar esta sua falácia com fatos bonitos e claros.

Num tô dizendo!!! Avance, Avelino!

Provisano disse...

Vamos, caro Alvanir, guardar as devidas proporções... Getúlio Vargas, faz parte da História, é História, teve erros e acertos, virou, via DIP, o Pai dos Pobres, mas os tempos eram outros, nossa Democracia era uma criança ainda sem real definição de sexo. Getúlio, deu até um golpe de estado, implantando uma ditadura, tudo em nome do povo.

Entendo que em nme do povo, muita coisa errada foi feita, agora, querer tampar o sol com uma peneira é um pouco demais. Houve um processo legal que, é bom que se ressalte, cabe recurso e, nele, Álvaro Lins, entre outros réus, juntamente com o Garotinho, foram condenados e são, quando olhamos pela ótica da presunção de inocência e pelo instituto jurídico da ampla defesa, inocentes, pois não foram esgotadas todas as instâncias de defesa. Isso, doutrinariamente falando, pois, para muitos, o juízo de valor já foi feito, são réus e têm sentença condenatória que pode ou não ser revertida.

Só fiquei mesmo preocupado quando ao citares Getúlio, Carta-Testamento e comparares Garotinho à Getúlio, pensei, dentro desse contexto, seguiria, Garotinho, até o fim, os passos de Getúlio, quando o mesmo deu um tiro na cabeça? Tive uma visão de que não, ele não faria isso, até mesmo porquê. como disse lá em cima, guardando as devidas proporções, não dá para comparar um vulto histórico do tamanho de Getúlio, com o Garotinho. Essa comparação sim é o que podemos classificar de - usando uma palavra muito recorrente por parte de vocês - COVARDIA.

Getúlio não merece tal comparação.

Forte e fraterno abraço.

Anônimo disse...

Meu filho,
deixe de ser ridículo. Perdoe-me, mas não há outra expressão no momento. Nem você mesmo acredita no que você diz, a soldo. Está jogando sua vida no lixo. Tenha vergonha, por sua família.
E, no final, quem diz o que quer aguenta as consequências legais.