Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 28 de agosto de 2010

Aos doentes, principalmente do PT

Prestem atenção naquels que vivem a elogiar Lula, até mesmo quando seu governo está sob a suspeita (comprovada em grande parte) de ser o mais corrupto da história recente, de ser composto pelas forças políticas e econômicas mais díspares da história brasileira, de ser um dos mais demagógicos, com a falácia da melhoria do ensino (aberturas de cursos médios e universitários apenas para encher os brasileiros de diplomas e mostrar ao mundo que o Brasil avança a passos largos nessa esfera), da esmola (necessária) aos famélicos que "agora estão nas classes C e D", porque conseguem comer arroz e feijão e a continuidade e até aumento do prazo na aquisição de veículos automotores apenas para favorecer as empresas automobilísticas, embora a justificativa seja a de manutenção dos empregos de seus antigos colegas. E por aí vai.

Digo "prestem atenção", porque são os mesmos que acusam Garotinho de populista, de ser político de R$ 1,00, mentindo aos seus leitores e ouvintes sobre os grandes benefícios dos governos Garotinho e Rosinha  ao Estado do Rio de Janeiro, principalmente no que tange à interiorização do PIB estadual, a lei de incentivo, via ICMS, para a cultura (primeiro e maior do país), incentivos fiscais para empresas que se instalarem no norte/noroeste, a recuperação da indústria naval, as delegacias legais, os braços do metrô do Rio, o emissário de Ipanema, os investimentos na UENF, que inclui o hospital veterinário. E por aí vai. E, claro, as políticas compensatórias como o hotel de graça para os pobres do centro do Rio, o almoço de graça para os pobres de vários lugares, as drogarias de graça, o cheque cidadão de R$ 100,00, o incentivo aos jovens com os programas jovens pela paz. E por aí vai.

Ou seja, para esses doentes, Lula é o melhor presidente da nossa história. São tão doentes que, no seu início, o PT (partido criado a partir da estratégia dos militares de reduzir a força do Brizola em seu retorno ao Brasil, dividindo o trabalhismo em três, o que conseguiram com maestria) tentou apagar da memória do povo a "Era Vargas", como se o Brasil estivesse começando naquele momento (1979/1980). Jogam por terra a própria história brasileira, como se Getúlio, Juscelino, João Goulart e Brizola fossem apenas "burgueses" e Prestes, um equivocado. Doentes e prejudiciais ao nosso povo, porque têm influência em algumas áreas e muitos colocam-se como franco-atiradores. A linha de frente do PT, pelo menos, aceitou os embates eleitorais; os petistas botaram a cara na reta. E sentiram na pele e nas mentes que o ideal é para ser buscado, mas a realidade é dura. Tanto é que Lula e o PT tiveram que negociar para chegar ao poder e faz o jogo dos "burgueses" para se manterem no poder. Lula hoje, inclusive, nem dá pelota para o PT, pois seu governo, em termos ideológicos, é um boi com abóbora.

O que ocorre, e que já postei aqui algumas vezes, é que as pessoas aqui estão muito próximas do dia-a-dia do Garotinho, conhece sua história, sua trajetória, de uma vida limpa, de ter buscado o que desejava (ser político, prefeito, governador) sem fazer concessões, sempre ao lado do povo e sem jamais abandonar suas raízes. Isso é imperdoável, porque um garoto, radialista, muito pobre, que casou com uma menina pobre, que, para ajudar nas despesas de casa vendia avon, que estudou só até o secundário, não poderia jamais chegar onde chegou. O resto é desculpa esfarrapada. O que sentem é despeito. Elogiam Lula e criticam duramente Garotinho porque Lula está longe e Garotinho está próximo. E, claro, porque, sendo o Partido da Boquinha, o PT não cresce, preferindo as migalhas espalhadas pelos governos estadual e municipal para as legendas de aluguel. Perdendo ou ganhando, nós sempre fomos às ruas, sob a liderança do Brizola e, depois, do Garotinho. O PT foi radicalmente contra o Brizola (inclusive contra os Cieps e contra a alimentação salutar das crianças, dizendo que escola não era restaurante) e é contra, radicalmente, o Garotinho. Mistura de inveja e despeito. Só isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

AVELINO
CONTINUO SEM ENTEDER O SEU FANATISMO POR GAROTINHO, UMA VEZ QUE ELE PEDE VOTO PARA DILMA QUE E CONTINUAÇÃO, E CANDIDATA DE LULA , QUE SÃO TODOS DO PT

Avelino Ferreira disse...

Caro anônimo,
Não sou fanático por Garotinho. Nem fui prestista, nem brizolista. Acontece que os três nunca traíram seus princípios e as negociações políticas que tiveram que fazer, em nome do povo, na defesa dos interesses do povo, fazem parte de um sistema democrático. Todavia, nenhum deles aderiu à proposta de banqueiros, de favorecimento às transnacionais, do enriquecimento de poucos em detrimento da grande maioria... enfim, Garotinho segue essa linha e por isso apanha tanto da mídia comprometida com o capital, das elites que falam em mudanças mas querem que tudo continue como está e daqueles franco-atiradores que, sabemos, são um perigo para a sociedade. Quando Garotinho optou por Dilma, ela ainda nem havia emplacado. Mas sabia que a disputa seria entre ela e Serra e sabemos que não há muito diferença entre eles. Porém, Dilma representa o statu quo, ou seja, o que está vai continuar. Não há risco de retrocesso. O que temos que fazer é mostrar uma nova proposta ao povo brasileiro que, realmente, vá ao encontro dos anseios da grande maioria, o que Lula prometeu e não fez. Questão de estratégia e não de aceitação plena dos rumos traçados por ela.