Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 3 de março de 2013

Hélio Coelho na Academia Campista de Letras

Amanhã, segunda-feira, às 19 horas, na sede da Academia Campista de Letras, no Jardim São Benedito, ocorrerá a solenidade de posse do novo presidente da entidade, eleito no ano passado, o professor Hélio de Freitas Coelho.

A Academia convida a comunidade a participar do evento, no qual estarei, dando vivas ao meu amigo há 33 anos, Helinho Coelho. Excelente professor, advogado, vereador por 10 anos e presidente da Câmara no biênio 1977/1979, após uma eleição histórica quando, em princípio, só tinha o seu voto.

Quando Garotinho venceu a eleição de 1988, um dos nomes indicados por mim para compor o governo (não foi nomeado por isso, obviamente), Hélio Coelho foi secretário de Governo e conhece a política de Campos como poucos. Tem o mesmo "problema" que eu: é admirador de Darcy Ribeiro, Leonel Brizola e Luis Carlos Prestes. Este, inclusive, quando esteve em Campos, reuniu-se com amigos na casa de Helinho.

No livro que escrevi sobre a história da Câmara e que lançarei no dia 21, tem um registro de Hélio Coelho presidindo uma sessão histórica, quando recebeu, antes da abertura política, os deputados federais cassados, Adão Pereira Nunes e Antonio Carlos Pereira Pinto. Um ato de coragem e ousadia. Mas histórico. 

Para lhe render a homenagem devida, além dos acadêmicos e amigos, estará amanhã na ACL o também professor, brizolista, vereador e atual presidente da Câmara, Edson Batista. Por sinal, oriundo da Baixada, cantada em prosa e versos por Helinho.   

Nenhum comentário: