Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 6 de março de 2013

Dilma: "morreu um grande latino-americano"



Os industriais, empresários e banqueiros dos EUA estão aliviados, assim como seus similares no Brasil e em muitos outros países. Morreu Hugo Chávez, presidente reeleito da Venezuela e que não chegou a tomar posse devido a doença que o vitimou agora, após tratamento em Cuba. 

Assumiu o poder o vice eleito, Nicolás Maduro, que vai participar das eleições marcadas para daqui a 30 dias. O corpo de Chávez será sepultado na próxima sexta-feira. Chávez tinha 58 anos e lutou contra um câncer por 21 meses. 

A presidente Dilma Roussef declarou: "Hoje lamentavelmente, infelizmente e com tristeza digo para vocês que morreu um grande latino-americano: o presidente da Venezuela Hugo Chávez", disse Dilma, que cancelou viagem à Argentina.

Para o presidente russo Vladimir Putin, o presidente venezuelano Hugo Chávez, morto nesta terça-feira (5), era um "homem fora do comum, que olhava para o futuro".

"Era um homem fora do comum e forte, que olhava para o futuro e que sempre foi extremamente exigente consigo mesmo", escreveu Putin em um telegrama de condolências.
Putin destacou que Chávez foi um "amigo próximo da Rússia", que permitiu estabelecer as "bases sólidas para uma associação Rússia-Venezuela, estabelecer contatos políticos ativos e lançar grandes projetos humanitários e econômicos" entre os dois países.

Putin pediu a Caracas a manutenção desta linha, "reforçando e desenvolvendo as relações entre Rússia e Venezuela", que assinaram vários acordos de energia e de armamento desde 2005.

Em uma coincidência de datas, a morte de Chávez aconteceu no mesmo dia em que a Rússia recordava o 60º aniversário da morte do líder soviético Josef Stalin.

Nenhum comentário: