Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 25 de julho de 2012

O significado do 06 de agosto, dia do nosso padroeiro

Com base em relatos dos apóstolos (do grego apóstolos ou do latim apostolu, que significa enviado, mas que também quer dizer aquele que evangeliza; propagador de qualquer idéia ou doutrina) Mateus, Marcos e Lucas (estes últimos não viveram na mesma época do Nazareno), Jesus subiu com Pedro, Thiago e João ao Monte Tabor e aí se transfigurou (mudou sua aparência, apareceu em estado glorioso, iluminado) perante eles. Teria sido no dia 06 de agosto. Esta data passou a ter uma grande significação para os seguidores das idéias de Cristo. A partir do século V, a transfiguração passou a ser comemorada pelos cristãos, inicialmente de forma tímida. Só no início da Modernidade é que a data tornou-se um símbolo considerável.

Para comemorar a vitória das tropas cristãs sobre os turcos, que ameaçavam a liberdade da Europa, em 1457, a transfiguração de Jesus Cristo serviu de pretexto para o Papa Calisto III (escolhido em 1455, exercendo o cargo até 1458) reforçar o cristianismo. Ele estendeu as comemorações dessa data à toda  cristandade, em memória daquele feito, ou seja, a vitória dos cristãos sobre os turcos.

O significado do 06 de agosto, pelo menos em Campos, não é conhecido pela maioria da população. Muitos acreditam que a denominação da Vila  foi instituída pelo mandatário da Capitania, Salvador Corrêa de Sá e Benevides para auto-homenagear-se, já que teria ele nascido a 06 de agosto. Em entrevista à Rede Record de Televisão o senador Marcelo Crivela fez referência à data dizendo tratar-se do aniversário de Salvador Corrêa. 

Estas e outras interessantes informações sobre a Festa de São Salvador estão no meu pequeno, mas importante livro sobre os 360 anos da festa, que será lançado dia 30, às 19 horas, no Trianon. Tenho certeza que o leitor que se interessa por história e por nossa cidade vai gostar muito do livro. 

Nenhum comentário: