Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 30 de julho de 2012

Mais uma ingenuidade de Cláudio Andrade

Talvez por desconhecer a história do nosso município, além da inexperiência política para uma análise fincada na solidez de argumentos válidos, o blogueiro Cláudio Andrade patina em círculo estreito e fechado. Na sua postagem sobre o interesse dos candidatos nas eleições municipais dos torrões que recebem royalties do petróleo, diz ele que a concorrência é acirrada por causa dos orçamentos milionários.

Ele e alguns outros politicamente ingênuos acreditam e querem fazer os demais acreditarem que só há disputa por causa do dinheiro. Todavia, essa inverdade cai por terra, mesmo numa análise simplista, quando a história revela as disputas, às vezes até violentas, em São João da Barra, Campos e as demais cidades da região, mesmo quando não havia, sequer, "salários" para prefeitos e vereadores. Muito menos orçamento para fazer face às mínimas necessidades da população.

As disputas pelo poder não ocorrem motivadas pelo dinheiro. Mas Cláudio insiste na "verdade" que ele cria e expõe. Espero que leia o meu próximo livro, sobre a História da Câmara, que devo lançar em outubro (se conseguir crédito e recursos para tanto). Da primeira eleição para prefeito, em 1947 (antes, como todos sabem, os prefeitos eram nomeados), até a eleição de 2008 (talvez eu publique até 2012), registro todos os candidatos, com a quantidade de votos de cada um, assim como a relação dos vereadores eleitos, com a votação de cada um deles. 

Faço um relato das lutas da Câmara contra os donatários da capitania, desde a primeira eleição de vereadores, em 1652. Originalmente, o trabalho foi apresentado no plenário da Câmara pela minha esposa, Viviane Terra, que venceu o concurso promovido pela própria Câmara, numa monografia excelente. peguei o trabalho e acrescentei alguns dados importantes. 

Para não me alongar, cito apenas a OAB. Não há dinheiro e as eleições são sempre muito disputadas. Não é mesmo?    

Nenhum comentário: