Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 31 de julho de 2012

AMADAS no Trianon, dia 02, às 20 horas

(Foto: Patrícia Bueno)
As amadas de "Jorge"


Trianon - 2/8 - 20 horas - entrada 1 kg de alimento e 1 real.
Teatro do Sesc- 3/8 - 20 horas - ingresso na bilheteria.
Teatro de Bolso - 4-5-10-11-12 / 8 - 20 horas - 
Ingressos na bilheteria, 1 hora antes do espetáculo.

Na próxima quinta-feira (02/08), abrindo a programação do mês de agosto do Teatro Trianon, será apresentado o espetáculo “Amadas”, com a Amapô Cia de Teatro, às 20h. No palco, as atrizes campistas Eliana Carneiro, Fernanda Campos, Katiana Rodrigues, Simone Pedro e Neusinha da Hora, vão apresentar uma adaptação do livro “Mar Morto” de Jorge Amado. A montagem celebra o centenário do escritor. A classificação indicativa é de 12 anos. O ingresso será R$ 1,00 e 1kg de alimento.

Trata-se de um espetáculo cênico-musical. Na concepção de Amadas o objetivo é criar um diálogo entre o romance, seus personagens, o próprio autor e a música popular brasileira. Para isso, foi realizada uma minuciosa escolha de composições musicais de Antônio Carlos & Jocafi, Dorival Caymmi entre outros letristas que criasse a interlocução com as estórias criadas por Jorge Amado.

As cincos atrizes dividem o palco com momentos de destaque, através das personagens que interpretam. Eliana Carneiro dá vida a Tibéria, dona de um bordel que narra à história de uma jovem rameira que morreu no lugar Guma, grande herói do romance, durante uma confusão. Simone Pedro é Rita, uma licença poética desta adaptação. Uma personagem que chega ao bordel de Tibéria em busca de abrigo e descobre nas mulheres do lugar, certa amargura de uma vida que é cheia de perigos. Katiana Rodrigues é Lívia, a mulher que se casa Guma, depois de conhecê-lo durante uma festa em homenagem a Iemanjá.

Neusinha da Hora é Esmeralda a antagonista do romance. A mulher do melhor amigo de Guma que provoca nele desejo e ódio. Fernanda Campos interpreta Rosa Palmeirão, uma mulher que tem a vida marcada por brigas e pelo amor que teve por Guma. Na concepção cênica as atrizes recriam personagens menores, todas com igual importância.

O elenco genuinamente feminino divide o palco com quatro músicos. Fabiano Artilhes (violão e viola) que assina a direção musical do espetáculo. Neide da Hora e Renato Arpoador na percussão e Gilmar Pessanha no acordeon. Todas as músicas, doze ao todo, são executadas ao vivo e cantadas pelas atrizes.
(Matéria extraída do jornal virtual Ururau)

Nenhum comentário: