Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 15 de julho de 2012

Livro de Avelino sobre os 360 anos da Festa de São Salvador

Foto da capa do livro de Avelino

A Grafimar Gráfica e Editora está convidando todos que apreciam uma boa leitura, principalmente os que amam a terra goitacá e se interessam por sua história para o lançamento do meu novo livro sobre a Festa de São Salvador que completa, no dia 06 de agosto, 360 anos. Numa das "orelhas" da obra, a editora escreveu:  

 Uma obra para ser lida!
Este trabalho sobre a Festa de São Salvador em Campos dos Goytacazes mostra como a ex-capitania de São Thomé é rica em história e a necessidade de se postar sobre ela os olhares competentes do século XXI.
Este trabalho é de grande importância, pois traz, em poucas páginas de fácil leitura, informações sobre sua principal festa, que reunia há 360 anos, como ainda hoje, As “forças vivas” da sociedade.
A explicação sobre o Padroeiro da cidade, Santíssimo Salvador, é a primeira registrada com clareza e que não deixa margem a dúvidas; o relato sobre a Matriz, exigência da Coroa Portuguesa para a formação da Vila, dissipa as dubiedades no comparativo das obras de Feydit, Lamego e outros historiadores.
Esta obra, enfim, não é apenas para ser guardada na estante; antes, é para ser lida, discutida, exposta. Deve ser aproveitada por professores e estudantes em trabalhos sobre a cidade, sua história, sua cultura; ainda mais quando a Prefeitura inicia a recuperação, para preservação, de seu Centro Histórico.
Com orgulho nossa Editora publica esta obra, de um dos mais competentes jornalistas e pesquisadores da planície, o professor Avelino Ferreira.

A Editora

E na outra "orelha", o texto da competente e imortal Sylvia Paes, que aprovou a obra e escreveu: 



Os loucos, criaturas fantásticas!
Sempre me apaixonaram os loucos.
Sabe aqueles capazes de subir em uma carroceria de um caminhão velho, se caracterizarem, agarrarem um megafone e saírem gritando verdades?!
Já sei, vai dizer que verdade que é verdade não é gritada. Ok, mas as verdades das quais eu falo, ditas de cima de um caminhão, tinham que ser gritadas sim.
Penso mesmo que essas criaturas fantásticas, os loucos, me encantam justamente por serem o que me falta.
E se esses loucos então escrevem livros, e livros como esse que sei que vocês irão começar a ler agora, então sim, me encantam ainda mais, mesmo sendo eles tão opostos à minha pessoa.
Devo também confessar que desde pequenininha, não que tenha crescido muito, gosto de histórias fantásticas, daquelas que me levam junto em viagens sem fim. Essa, que começa aqui também é assim. Ela nos leva há um tempo para trás, e para um lugar que não existe mais, mas que a gente pode sentir o cheiro da terra e do mato onde brotarão canaviais.
Essa é uma história cujos personagens são parte de todos nós, do poder da terra, do poder do tempo, do poder das memórias imemoriais. 
Sylvia Paes
Acho que não há necessidade de dizer mais nada. A não ser insistir que é uma obra que não pode faltar nas estantes. 

Nenhum comentário: