Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 20 de dezembro de 2014

Dois pesos e duas medidas: EUA aceitam Cuba e impõem sanções à venezuela

Barack Obama, respaldado pelo pelos democratas no Congresso, decide reatar relações com Cuba e, ao mesmo tempo, impor sanções à Venezuela:  

“Não nos calamos nem nos calaremos diante das ações do Governo venezuelano que violam os direitos humanos, as liberdades fundamentais e as normas democráticas”, afirmou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, na semana passada, após a aprovação da lei pelo Capitólio.

Todavia, os EUA calam-se em relação à violação dos direitos humanos por parte de Israel, agressor contumaz na Palestina, onde não permitem também a criação de um Estado. Sem falar que, usando de justificativas sem nenhuma lógica, invadem povos, derrubam governos e assassinam seus líderes (a exemplo do Iraque e da Líbia) e exercem pressões na Síria... 

Os fortes sempre impuseram sua economia, sua ideologia, sua cultura, sua religião, enfim, seu modo de vida. Os EUA, como uma nova Roma, assume o papel de Império desde o século XX, principalmente após a Segunda Grande Guerra. E a América Latina é seu quintal, assim como o Oriente Médio, apesar de toda rebeldia, posta-se como servo. 

No caso da Venezuela, nos parece aquela historinha de Asterix e Obelix que defendiam uma aldeia simplória à qual os romanos não conseguiam impor sua vontade. Cuba também, ao ponto de, agora, mais de meio século depois, o poderoso Tio Sam reconhecer que estava errado. 

Os países latinos americanos não podem aceitar as sanções impostas à Venezuela. O problema é a falta de coragem para encarar o Império romano, digo, americano.            

Nenhum comentário: