Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Jader Barbalho assume Senado após voto de ministro do STF

Senadora Marinor Brito (PSOL-PA), que dará lugar no Senado para Jader Barbalho (PA)

O ministro Joaquim Barbosa, do STF (Supremo Tribunal Federal), arquivou mandado de segurança que questionava a decisão da Corte de autorizar a posse de Jader Barbalho no Senado. O recurso, ajuizado pela senadora Marinor Brito (PSOL-PA), contestava a aplicação do chamado "voto de qualidade" pelo presidente do Supremo, Cezar Peluso, durante o julgamento do caso.

A volta de Jader ao Senado aconteceu em meio a uma polêmica. Na semana passada, Peluso, que deu o voto de minerva e salvou Jader Barbalho, recebeu uma comitiva de peemedebistas e, entre outros assuntos, conversaram sobre a posse do político. Peluso negou que a liberação da posse tenha sido consequência de pressão dos líderes do PMDB e disse que a decisão não foi tomada individualmente.

Jader e seus colegas no Senado comemoraram.
(Sobre matéria da Folha de São Paulo)

Ao final dos anos 80 o Pasquim fez uma pesquisa para saber qual o governador mais corrupto do país. Paulo Maluf, de São Paulo, liderou durante meses a corrida. Ao final, venceu Jader Barbalho. A farta documentação recebida pelo jornal e que encontram-se nas gavetas dos tribunais desde aquela época, revelou a ascensão patrimonial de Barbalho. Algo inimaginável.

Mas o sistema é comandado por essa gente. Barbalho, Sarney, Maluf. Com dinheiro e alguns pistoleiros, os mandatos são mantidos (claro que há conivência de magistrados) e com os mandatos, a impunidade.

Nenhum comentário: