Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 12 de dezembro de 2010

Avaliação do desempenho do professor: uma boa medida

O portal da Record, R7, traz hoje uma matéria com o secretário de Educação do Rio Grande do Sul. Para ele,  o novo governo do Rio Grande do Sul, que será encabeçado pelo PT (Partido dos Trabalhadores) em 2011, terá como desafio melhorar a qualidade do sistema de ensino, que já teve o acesso universalizado.



O interessante, e que pode ser aplicado em Campos, por exemplo (o sindicato dos professores deveria exigir isso) é que o secretário Ervino Deon também considera que é importante criar uma prova nos moldes da adotada pelo Estado de São Paulo, para avaliar o desempenho dos professores. Os mais bem colocados deveriam receber benefícios, como bônus salarial, na opinião do secretário.


Temos que atender a classe dos professores, mas os interesses deles precisam estar casados com o interesse da sociedade. Há menos de 20 anos havia 50%, 55% de criancas fora da sala de aula, em todo o país. Foi feita a busca pela universalização, conseguimos maior adesão e jogamos todo mundo dentro da escola. Agora, precisamos melhorar a qualidade do que temos [nos colégios].


R7 - O RS teve impasses com a realização de concursos para professores, durante a gestão Yeda Crusius?


Ervino - É preciso encontrar um caminho para premiar os melhores. Tivemos que cancelar o concurso de 2006, e depois não fizemos mais. O corporativismo está na escola, e é preciso ter atenção com a avaliação do estágio probatório. É necessário que haja mudanças, e isso só será possível com um pacto político.


Além disso, o concurso em si não dá orientação de quem é o melhor em cada área. Seria necessário fazer provas específicas de cada matéria. Vai chegar o momento de ser feito, e espero que o [novo] governo consiga promover mudanças. A avaliação do professor tem que ser implantada, senão nivela por baixo, acomoda o professorado.


R7 - Um modelo de avaliação como o de SP?


Ervino: Isso mesmo. Se não implantar a gratificação por desempenho, que premia quem mais se preocupa em ensinar bem, não vamos avançar.

2 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Sabe como avaliamos professor, eu e Gildith? Pedimos ao professor para nos escrever uma carta ali, na nossa cara, pedindo o emprego.
Dali mesmo fica ou sai. E a gente fala a verdade na cara da pessoa. Quando é humilde sento comela de graça uns dois messes e mando ver na fuça. Se fica bem, fica. Se não fica dou o que puder, mas para sala de aula que não vai. Não tem graça, né?

Informação a gente dá depois, mas a logica tem que aprender no jardim de Infância. Falou?

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

tE AMO AVELINO