Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Fotos Encerramento Curso Livre de Teatro





O Curso Livre de Teatro da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima encerrou na quarta-feira (22) as atividades do ano de 2010 com três belas apresentações dos alunos. Num primeiro momento, eles apresentaram o teatro dançado "Danç'Arte Brasil", sob coordenação da professora de dança Neide Brasil. Em seguida, os alunos cantaram três músicas, sendo uma de Natal, no Coral "Boca de Cena", regido pela maestrina Lenie Vieira. Mas o ponto alto da noite foi a segunda encenação da peça teatral "Bailei na Curva", dirigida pelos professores de interpretação Ademir Martins e Eduardo Gama.

Bailei na Curva se passa durante a ditadura militar no Brasil e conta a história de crianças, adolescentes, jovens e adultos, que levam suas vidas em meio aos acontecimentos da época. As personagens vivem alegrias e frustrações, fazem descobertas sexuais, repensam a vida e tomam decisões para o futuro tendo como pano de fundo o ambiente conturbado vivido no país. O texto aborda as questões do comunismo, sindicalismo, revolução, fome, reforma agrária, exílio, anistia, diretas já, e lembra os desaparecidos políticos.

Figuras importantes da política brasileira, como Leonel de Moura Brizola e João Goulart são citados no texto, que também faz referências a Marx e Lenin. Destaque também para a valorização do linguajar regional com o uso de expressões como "lamparão e cabrunco". A peça tem passagens dramáticas e engraçadas, e termina com um lindo coral cantando a música "Horizontes", de Flávio Bicca Rocha, que fala dos sonhos e desilusões das décadas de 1960, 70 e 80. Com o término da encenação, que emocionou a todos, os atores foram aplaudidos de pé. Na platéia estavam Clara e Anthony, filhos do casal Rosinha e Garotinho, que são ligados a teatro.

O diretor de teatro Fernando Rossi, que também estava na platéia, aprovou o espetáculo: "Foi maravilhoso. Tive a oportunidade de participar como professor de um módulo do curso, que começou no ano passado. Esta foi a resposta de tantos talentos que têm aí e precisam de oportunidades. A Fundação está de parabéns. Foi muito feliz ter se cercado de três profissionais excelentes, que são o Ademir, o Eduardo e a Lenie. O curso precisa de continuidade. É nossa obrigação brigar para que esse trabalho não termine, disse Fernando.

Os alunos receberam o certificado de conclusão do 4º módulo do curso. O professor Eduardo Gama comentou sobre o convívio durante todo o ano de 2010: "Foram momentos maravilhosos que tivemos juntos este ano. É importante dar continuidade ao trabalho". falou Eduardo. O também professor e co-diretor da peça "Bailei na Curva", ao lado de Eduardo, Ademir Martins sintetizou seu sentimento em apenas uma frase: "Campos merece muito mais do que tem", disse Ademir.

O elenco de "Bailei na Curva" é formado pelos atores Alice Muylaert (participação especial), Aninha Rodrigues, Anna Carolina Baur, Carlos Bruno Santos, Carlos Cruz, Carlos Eduardo, Carolina Muylaert, Cristiane Silva, Duda Oliver e Edgard Pereira, além de Érica Oliveira, Gabriel Nogueira, Gilmar Araújo, João Luiz, João Menezes e Jovana Anacleto. Estão ainda no elenco Júlia Bravo, Juliana Souza, Laíza Dias, Leandra Nicolau, Lívia Bravo, Marcio Rios, Nanda Monteiro, Natália Lima, Oledir Oliveira, Paolla Souza, Raquel Simen, Regiane Ferreira, Renata Matias, Ricardo Lopes, Roberta Christine, Rodrigo Mendes, Rossini Reis, Samyla Jabor, Valdiney Alves, Vitor Lima, Viviane Sanches, Wesley Cabral e Whiverson Reis. Os músicos convidados da Companhia Musicatto foram Amaro Duboy nos violino, Monalisa Toledo no violoncelo e Raquel Rangel nos teclados.

Matéria de Wesley Machado extraída do sítio eletrônico da Prefeitura de Campos.

Nenhum comentário: