Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 5 de outubro de 2010

Sobre a eleição de Roberto e suas recentes declarações


Roberto Henriques é meu irmão de fé, camarada. Conhecemo-nos em 1979, nas caminhadas que fazíuamos (eu, ele, Garotinho) pelos bairros pobres e favelas de Campos. Tenho certeza que será um grande deputado estadual, assim como Geraldo Pudim (do qual me tornei amigo em 1986) é um grande parlamentar federal.

Roberto desvinculou-se do nosso grupo político, foi para um partido contrário, tentou se eleger e, a despeito de uma bela campanha, não conseguiu. Apoiou Arnaldo por força partidária. Depois, Mocaiber, elegendo-se vice-prefeito e rompendo com o prefeito logo no início do mandato. Retornou ao nosso grupo, no qual foi aceito sem nenhuma restrição. Ao contrário, foi emocionante o seu retorno.

Nesta campanha, Rosinha foi incansável pedindo votos para ele. Claro que pediu também para Geraldo Pudim, mas insistiu no voto a Roberto, enquanto Garotinho apoiou os dois e insistiu no voto a Pudim. Clarissa, a filha do casal, começou a crescer tanto em Campos que Garotinho, como líder maior do Partido, pediu que esse apoio fosse reduzido, para não prejudicar Roberto e Pudim.

Os secretários municipais, por vontade própria ou por pedido de Garotinho e Rosinha, dividiram-se no apoio a Roberto e Pudim. No que tange à Câmara, Garotinho pediu que muitos de seus companheiros apoiassem Feijó.

Tudo isso revela a grandeza de Garotinho (e Rosinha), que poderia obter mais votos do que teve e, ainda, proporcionar uma votação muito maior à filha, Clarissa.

Agora, quando ouço Roberto desvincular Garotinho e Rosinha de sua eleição, custo a acreditar. Não fosse Garotinho, Roberto não teria metade dos votos que teve. Talvez menos. Suas declarações estão jogando por terra todo o esforço nosso grupo fez para elegê-lo.

Fazer o jogo da oposição nesse momento é um tapa na nossa cara. Como seu amigo, sinto esse tapa. De qualquer maneira, vamos aguardar o pós euforia. Ainda acredito no bom senso do meu amigo-irmão.

8 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Meu Deus! Não sabia de nada disso...

Anônimo disse...

Avelino,

Não ouvi as declarações de Roberto Henriques, mas acredito que ele não faria isso, se fez deveria se desculpar, pois é público e notório que ouve uma grande mobilização do grupo da Prefeita Rosinha/Garotinho para o apoio de sua candidatura e a de Pudim. É lógico que sabíamos que era difícil eleger dois, por vários fatores, pelo grande número de candidatos em nosso Município e a “avalanche” de candidatos de fora, mas não era impossível, um foi e está de parabéns.
Sabemos o trabalho importante de Roberto como vice-prefeito denunciando o esquema de corrupção instalada no Governo Mocaiber, a sua ação, assim como Paulo Feijó na campanha contribuíram de forma expressiva para a vitória da Rosinha.
Por esse motivo Avelino, acredito que se ocorreu alguma “explosão” de entusiasmo, o Roberto, de cabeça fria deveria publicamente rever o que falou, se alguma coisa falou, pois falo como eleitor de Rosinha e Roberto.

Um abraço e fique com o Deus desconhecido que o apóstolo Paulo fala no livro da vida.

Luís Fernando

Anônimo disse...

Avelino,

Concordo com você, mas não se esqueça que o RH foi o responsável pela ocupação do cargo que hoje você representa.

Pela primeira vez, e de maneira inesperada, nos 43 dias a ocupação da FCJOL foi sua, surgindo assim, creio, a possibilidade da ocupação nos dias de hoje.

É fato, e dito por você mesmo, naquele tempo, que apenas estava fazendo seu papel de jornalista, cobrindo o fato no dia 11 de março de 2008.

É fato também, que um amigo pessoal de RH fez questão que tal cargo fosse ocupado o mais rápido possível, por questões de foro íntimo, e que um opositor, que fazia parte da Fundação, recusou o convite, "caindo assim no seu colo".

Como disse, concordo que o casal foi de extrema importância para a vitória de RH.

No entanto, RH foi o maior impulsionador do seu sucesso na fundação.

Como seu apreciador, no que tange sua garra e coragem, independente da forma que estes predicados sejam usados por você, rogo cautela quanto a RH.

Anônimo disse...

Não acredito no que estou lendo Avelino.Roberto jamais trairia o grupo político, que o ajudou a eleger a Deputado Federal. Ele não fará o jogo desta oposição sórdida. Oposição é relevante para o processo politico ocorrer. Roberto sabe disso. Agora cair no canto da sereia como alguns estão querendo intrigar, creio que ele não entrará nete jogo. A sua história falará mais alto. Abrs.

carlinhos-j.carioca disse...

Imagino que seja a sua explosao interna devido as situaçoes que passou durante a campanha.Ora,todos sabemos que a Clarissa nao necessitava nem ser citada como candidata em Campos,ja que a sua base,era no Rio de Janeiro,devido ao seu bom trabalho como vereadora.Ou seja o grande apoio que ela teve em Campos,claro que atrapalhou os outros candidatos.Num comicio em Guarus(rua sto antonio),o RH ja se mostrava indignado com esse apoio,que repito,desnecessario.A AV.Tancredo Neves um grande apoio do PR com bandeirinhas e pessoal em toda a avenida em prol da Clarissa.Uma coisa eu digo,ele esta esbravejando pela sua vitoria,se perdesse,seia pior,haveria um rompimento.Mas,isso é passageiro,breve tudo irá se acalmar...Na realidade,ele teve seus motivos de ciúme,so ciúme e sensaçao de abandono,mas isso passa.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

E comigo aconteceu algo interessante. Na hora que fui votar fui com duas pessoas. Uma delas, que ia votar em Roberto, acabou esquecendo o numero e votou em pudim. Aí na hora de eu votar a pessoa me pediu para votar no dele pois ele havia esquecido e votou no meu, que foi Pudim. E assim, fiz isso: Votei em Roberto, já que o Pudim já havia ganho o voto.

É cada uma!

JOSI disse...

NÃO SOU DO GRUPO MUITO TEMPO, MAS OUÇO HISTÓRIAS E VOTO EM QUEM A LIDERANÇA, A EQUIPE, A GESTÃO DEMOCRÁTICA INDICA E ACREDITA PARA PARA DISPUTAR UMA ELEIÇÃO.
SALIENTO QUE, O CANDIDATO NÃO DISPUTA SOZINHO, A EQUIPE DISPUTA JUNTO.
EU DISPUTEI ESTA ELEIÇÃO DE CABEÇA. PEDI VOTO AOS MEUS VIZINHOS, AMIGOS, FAMILIARES E CAMINHEI MUITO PARA QUE OS CANDIDATOS, NESSE MOMENTO FALO A DEPUTADO ESTADUAL, DA NOSSA LIDERANÇA FOSSEM ELEITOS.
NÃO ESTOU SURPRESA COM QUE RH DECLAROU À FOLHA, MAS COM UM SENTIMENTO DE REPULSA.
ESPERO E ACREDITO SIM QUE ISTO VAI PASSAR, NA VERDADE TUDO PASSA.
EXPRESSAR, DECLARAR O QUE PENSA É SINÔNIMO E CORAGEM. PARABÉNS!

Anônimo disse...

Avelino, é vc quem está fazendo a vontade da oposição. Eu assisti ao vivo pelo canal a cabo do grupo folha. Que foi muito diferente do que foi escrito. Ele disse uma verdade, que Garotinho no comício do Centro falou que se tivesse 2º voto seria de Pudim, e vc estava lá e viu, Certo?
E o Roberto sempre nas poucas reuniões que fui sempre pediu votos para Garotinho e apoio à Rosinha.
Não caia no jogo da oposição, antes se retrate.
Miguel Maia