Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Para refletir

Um comentário que faria hoje cedo (conversei com alguns amigos sobre o assunto, após a análise de alguns dados), o Garotinho fez agora à noite. É sobre a eleição de Cabral comparada à de Rosinha.

Na época, 2002, Garotinho havia deixado o Governo e a vice, Benedita da Silva, do PT, assumiu o seu lugar e lançou-se candidata, com apoio total de Lula. César Maia era prefeito e apoiou Solange Amaral e o preferido, inicialmente, segundo as pesquisas, era Jorge Roberto Silveira, do PDT. Rosinha tinha 2% das intenções de voto, no começo da campanha. Fernando Henrique era o Presidente da República.

Ou seja, Rosinha venceu no primeiro turno contra o Governo. Sim, porque com a máquina para se reeleger é muito mais fácil. É só ver o resultado eleitoral nos Estados. E agora, Cabral não teve adversários com densidade eleitoral como teve Rosinha em 2002.

Além disso, o partido de Cabral encolheu no Estado, e ele não conseguiu eleger seu senador, mesmo com todo o tempo de televisão conseguido com a coligação de 16 partidos e com todo o dinheiro investido na campanha de Picciani. Além, é claro, de todo apoio de Lula e de sua candidata. Rosinha só teve o apoio do Garotinho. Na eleição anterior, Rosinha, apenas com seu prestígio, elegeu o senador Francisco Dornelles, quando tudo indicava que daria Jandira Feghali.

É apenas para refletir.

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro blogueiro, para SUA reflexão: você esqueceu de mencionar as maracutaias sem fim de Garotinho para empurrar a tal da Rosinha goela abaixo do povo pobre, com um populismo de baixo nível e sem fim e outras coisas, como a criação das Ongs, etc.

Anônimo disse...

AVELINO
ADMIRO MA INTELIGENCIA DO SR. G. SÓ FALTA ESPLICAR PORQUE FOI PARAR NO PMDB SABEMDO DE TUDO ISTO
FAVOR RESPONDER