Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 12 de outubro de 2010

Bibi, a grande dama do teatro, canta no Canecão

A grande dama do teatro (a mídia e parte dos críticos, deram esse título a Fernanda Montenegro, talvez pela fama adquirida via TV) Bibi Ferreira, apresenta-se dias 15 e 16 próximos no Canecão, Rio de Janeiro, após apresentar-se no dia 13, no Teatro Bradesco em São Paulo.




Bibi apresenta o espetáculo que levou a Buenos Aires no mês de abril e mostra ao público brasileiro como conquistou os argentinos. Na primeira parte, Bibi interpreta canções brasileiras que cantou nos seus últimos espetáculos, tendo no repertório Antonio Carlos Jobim, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Orestes Barbosa, Maysa e Dolores Duran. Acrescenta três fados, lembrando sua homenagem à Amália Rodrigues, e inclui canções de Piaf, referência a um dos seus maiores sucessos. Tem ainda uma homenagem ao centenário de Noel Rosa, com três dos seus maiores sucessos, uma das novidades do novo espetáculo.


Na segunda parte Bibi abre o bloco com um solo do grande pianista Diego Schissi, arranjador do CD "Tango". Bibi canta dois tangos acompanhado por ele: "Milonga Triste"e "Yo soy el tango". Depois, entra em cena a orquestra El Arranque, considerada uma das mais importantes orquestras de tango da Argentina. Bibi canta três tangos com eles: "Debajo", "Questa abajo" e "Esta noche me emborracho". Com o espetáculo, Bibi, filha de argentina, encantou os hermanos.


A idéia de Bibi se apresentar em Buenos Aires no Teatro Margarita Xirgu, no charmoso bairro de San Telmo, surgiu após o lançamento do CD "Tango" (Biscoito Fino, 2006), ganhador do prêmio TIM de melhor disco de língua estrangeira. O projeto foi se desenvolvendo enquanto Bibi se apresentava com a comédia "Às Favas com os escrúpulos". A comédia fez tanto sucesso, com mais de 350 mil espectadores e quase 3 anos em cartaz, que o projeto teve que ficar engavetado. "Às favas" terminou em 2009, mas era o ano da França no Brasil e Bibi envolveu-se com a turnê pelo país (70 espetáculos de "Canta e conta Piaf" , entre julho de 2009 e fevereiro de 2010).


Ao iniciar os ensaios para Buenos Aires, Bibi lembrou que seria a segunda vez que se apresentaria na Argentina, sendo que a primeira foi em 1925, quando ela tinha 3 anos de idade. Resolveu que dividiria o espetáculo em dois atos, apresentando no primeiro ato um apanhado da sua carreira, para que os argentinos pudessem ter uma referência do seu trabalho. E foi assim que surgiu o esqueleto do espetáculo, que abre as comemorações dos 70 anos de sucesso de Bibi.

Nenhum comentário: