Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 13 de julho de 2010

Resposta a Cláudio Andrade

Na minha postagem sobre o sentimento de parte dos blogueiros sobre Garotinho, me referi às carapuças. E Cláudio  Andrade resolveu escrever um texto, a pretexto de defender os blogueiros, me agredindo com suas ironias e sarcasmos. Hitler e Hiroíto são referências que você teima em tirar de sua mente, porque, hoje, não são consideradas politicamente corretas, pois não? Porém, no fundo, existe lá alguma simpatia... mas não vou aqui fazer análise psicológica. Vou responder a você porque ainda continuo respeitando-o.  Na verdade, o texto abaixo, com pequena alteração, foi um comentário que postei em seu blog, a qual repriso aqui:

Cláudio,
Que tenho muitos desafetos, tenho. A maioria esmagadora usa do anonimato, o que revela a falta de coragem para assumir, como você, posições contra ou a favor. Os blogs, em geral, aceitam anônimos. Nada demais, creio eu, desde que a opinião ou comentário não ofenda as pessoas. Todavia, grande parte permite comentários agressivos escritos por "anônimos".

Para mim, é a vontade do blogueiro de dizer o que o anônimo diz e, como não tem coragem, usa o comentário do outro. Só que esse outro é um anônimo... então, a opinião passa a ser a do blogueiro. Sou um dos poucos que ainda publica comentários de anônimos me agredindo. Mas não permito que agridam os outros.

Quanto ao meu "amor incondicional" ao Garotinho, você usa como ironia. Sarcasmo talvez. Fala em Hitler e japoneses de Hiroíto para me caracterizar. Primeiro, sabe que é provocação que não vou aceitar. Por pouco. Muito pouco. Pouquíssimo...

Quanto à "boquinha" que você não diz, mas permite-se dizer via anônimos, quero que saiba que tenho ligações de amizade com Garotinho e Rosinha desde quando você era uma criancinha. Em 1988 ganhamos o governo municipal e não fiz parte da sua administração. Não fui à sua posse em protesto porque ele havia nomeado Lulu Beda (Esportes) quando o nome certo era Raul Arenari; nomeou o irmão de Paulo César Martins (Governo) quando o nome certo era Hélio Coelho; nomeou Marivalda Benjamin (Promoção) quando o nome certo era Rosinha; nomeou Cristina Lima, quando os nomes certos eram Orávio ou Maria Helena Gomes. Tenho até um documento escrito sobre as indicações. Quando digo certo é porque, além de competentes, eram seus amigos e foram às ruas lutar por sua vitória nas urnas. E Rosinha conhecia como ninguém as carências do nosso povo mais pobre.

Nunca fiz parte de seus governos (tanto os dois na Prefeitura quanto os dois no Estado). Na primeira greve de servidores municipais (na época existia o Comando de Greve e nós dele participávamos) contra seu governo, eu, sozinho (os líderes me colocaram nessa situação), impedi que saíssem ambulâncias ou caminhões de recolhimento de lixo do "triturador". Garotinho resolveu receber os sindicalistas e eu permiti a abertura dos portões. Não levei uma surra dos funcionários (que eram puxa-sacos de Zezé e passaram a ser puxa-sacos de Garotinho) porque Pudim, então secretário de Serviços Públicos, impediu.

Em todas as eleições, todavia, eu o apoiei. Sempre com meus parcos recursos. Em 1996, quando as forças políticas e parte do Judiciário se voltaram contra ele, que também não tinha espaço na mídia, lá estava eu e alguns poucos amigos do seu lado. Em 2002, quando Arnaldo fingia apoiar Rosinha e estava difícil fazer campanha para ela, lá estavam de novo os poucos amigos e, entre eles, eu. Em 2008, você sabe, também eram poucos amigos que ficaram ao lado do ex-governador. Lá estava eu, entre eles. E sabe por que? Porque acredito nele, na sua coragem de lutar contra os poderosos de peito aberto. Coragem que poucos têm.

Desta feita, fui convidado por Rosinha para ser presidente da Fundação e aceitei. Na verdade, temos um projeto excelente para aquele espaço que considero um dos mais importantes do país para abrigar uma biblioteca e um salão de artes. O Palácio da Cultura estava uma lixeira. Limpamos em parte e, agora, após a saída da Secretaria de Educação, vamos restaurá-lo e será um marco da administração Rosinha e a realização de um dos meus sonhos. Não caminhamos mais porque as administrações anteriores "pintaram o sete" e este mês é que conseguimos saldar os débitos da Fundação com FGTS e INSS.

Paro por aqui. Só escrevi este texto em respeito a você que, ao que parece, não merece. Mas vamos considerar que sim...
Avelino Ferreira

Aqui, a postagem de Cláudio Andrade:

CARO AVELINO, "NÃO ESTAMOS NO MESMO BARCO"


Nobre Avelino

Li o seu texto e confesso que o mesmo é um primor de fidelidade, amor, carinho, reconhecimento e idolatria sua pelo ex-governador Garotinho. Quanto a isso, nada demais, afinal trata-se de um direito subjetivo seu. Uns gostam de Cazuza, outros de Tom Jobim, uns de Hitler e outros de Guevara, logo é legítima a sua posição.
Você é Garotinho e pronto. Sua posição me faz lembrar os japoneses que residiam no Brasil e não reconheciam a derrota do Eixo na segunda Guerra. Só tinham ouvidos para as informações que os interessava. Recomendo nesse caso, nobre escritor, o livro "Corações Sujos" de Fernando Moraes.
Entretanto, as suas palavras indelicadas deveriam ser aceitas por todos, caso você se dignasse a nominar os blogueiros que, segundo o senhor, possuem toda a sorte de sentimentos negativos em relação ao candidato sub judice Anthony Garotinho.
Desde já, não estou falando em nome de nenhum blogueiro. Expresso a minha opinião, pois nenhum dos adjetivos negativos elencados por ti, enquadram-se na minha pessoa. Não sei como tu conduzes a sua vida laboral, mas quanto a mim, exerço-a de forma independente, buscando entender a posição alheia sem desespero.
As opiniões contrárias devem ser conquistadas mediante idéias e não com medidas de coerção.

O senhor deveria entender que as pessoas não podem gostar de Garotinho somente pelo fato do senhor amá-lo. Amor, diga-se de passagem, digno de aplausos, afinal não podemos negar que a trajetória do campista Garotinho é digna de reconhecimento.
Por outro lado, o senhor deveria entender também, que, enquanto o senhor faz parte do 'clã do amor', outros fazem coro contrário, e nem por isso, devem ser repudiados. Os contrários existem para isso mesmo.

Mesmo assim, o senhor deveria olhar a rede blog, na qual o senhor faz parte, com mais respeito, afinal entendo que precisamos marcar posição, mesmo sendo todos detentores de formas antagônicas de expressão.
Acredito que senhor irá refletir melhor e entender que essse confronto gratuito com todos os blogueiros, pois o senhor não teve o cuidado de nominá-los, não terá eco.
Não custa lembrar que o seu líder não pensa duas vezes antes de expressar as suas opiniões acerca de pessoas e fatos. Deveria ser o primeiro a mudar o rumo da escrita.
Tenho absoluta convicção que o senhor vai fazer uma nova leitura de seu texto e tomar uma atitude mais sensanta. Quem sabe nomear os blogueiros invejosos.?
Cláudio Andrade

8 comentários:

Cláudio Andrade disse...

Caro Avelino

A referência ao Hitler não foi direcionada a sua pessoas ou condutas. Citei Cazuza e Tom Jobim e você não fez comentário algum.

Com relação aos japoneses, refiro-me a sua mania, ao meu sentir, de não ouvir o contraditório ou não acreditar em algumas verdades em relação ao Garotinho.

No meu texto não há agressão e sim uma opinião.

Seu texto já foi publicado no meu blog, como não poderia ser diferente.

Nossa questão é salutar e há respeito sim, mesmo diante de divergências sérias no quesito pensamento.

Cláudio Andrade

Claudio Marques disse...

Avelino, este Claudio Andrade que está pedindo respeito pela rede blog é o mesmo que durante a crise dos terceirizados no Governo Mocaiber teve uma atitude no mínimo vergonhosa. Fez vários comentários sobre os terceirizados, só que, sempre omitindo que era um deles até ser desmascarado. Quem analisou tudo isto de maneira bem interessante na época foi o responsável pelo extinto blog " A trolha ".

Anônimo disse...

Ao Sr. Avelino,

Primeiramente o senhor fala em que sempre aceitou posts de anonimado, pois bem ja que afirma em aceitar vamos ver se o senhor realmente tera coragem de aceitar este.
Alias vou fazer melhor, vou me identificar-me, me chamos João Cabral, sou comerciário de campos na area de roupas, meu e-mail para contato é o joaocabral2010@bol.com, o meu objetivo é apenas 2 saber qual é a sua adoração tal por este grupo, grupo este que o deixou mofar atras das grades quando a sua pessoa foi detida por não pagar um processo este que nem vou aqui comentar, mais o grupo adversario (cujo nome deixo claro aqui que se chama ILSAN MARIA, ARGOU OU SEJA BANCOU, este dinheiro para que a sua pessoa não continuasse PRESO...
O que o senhor me diz disso?
A sua pessoa tem essa ilusão que você como gestor é a perfeição ou algo que chegue lá?
Falo isso pois o que ouço de sua pessoa por proprios funcionários que vão da limpeza ate a parte administrativa o tem como a pessoa mais intolerante e mais desumana possivel, sem contar o poço de puxa-saquismo ao governo em geral???
Espero que desta vez eu me identificando consiga obter a sua respostas...
Aguardo anciosamente estas respostas.

Anônimo disse...

Essa gente só fala besteira. Avelino, além de ser um excelente Administrador, trata muito bem seus assessores e funcionários.

Anônimo disse...

besteira??? caro anonimado, basta vc então ir lá e constatar isso com seus proprios olhos e veja pq a adjunto dele, quase sairam no tapa devido a varias divergencias e conflitos, acorde, se duvidar nem os filhos deles e netos o tolerão, sem contar os irmãos!!!
Falo consciente pelos fatos!
Sr. Avelino aguardo a sua resposta da ingratidão pelo fato de sua liberdade, dos fatos!!!
rs
Atenciosamente,

João Cabral

Paulo Cézar disse...

O comentário acima deve ser da esposa dele, e por isso não se pode dar crédito.
Avelino discordou de algumas indicações no governo do então prefeito Garotinho, as quais estão citadas em sua resposta a Cláudio Andrade.
Avelino deve mesmo é gostar de ser companheiro de trabalho de pessoas como Marcos "Boca Podre" Soares, Paulo Feijó, Magal, Ferrugem, Esquefe, Angelo Rafael, Thiago Ferrugem etc. Estas, sim, pessoas probas, ilibadas, competentes. E o governo de vcs terminou dando no que deu. Parabéns, Avelino.

Provisano disse...

Caro Alvanir

Me permita discordar de sua análise sobre a resposta de Cláudio Andrade, sobre o texto por ti escrito a respeito dos comentários de anônimos e coisa e tal. Só para esclarecer, não estou defendendo o Cláudio (com quem aliás tenho um bom relacionamento assim como contigo), aliás, tenho em muitas das vezes, posições antagônicas às dele e divirjo ideologicamente do mesmo em ene aspectos.

Feito tal preâmbulo, vamos ao que interessa: para começar, acho que a maionese que comestes estava estragada, ele não faz em momento algum nenhum liame entre você e Hitler, ele fez, ilações onde coloca em dois polos, figuras díspares como Cazuza X Jobim, Hitler X Guevara e fez uma citação histórica de um fato que realmente ocorreu em nossa história que se referiu ao comportamento de japoneses fanáticos pela figura do imperador japonês Hioríto e, espero que, não entendas que estou associando esse mesmo comportamento fanático a ti, longe mim, o que vejo, e já disse isso em outras postagens aqui mesmo nesse blog, é um comportamento errático de sua parte, onde predomina uma coisa meio paranóica, que psicologicamente chamamos de teoria de conspiração, mas não se preocupe, isso, caro Alvanir, é tratável e não deixa sequelas consideráveis.

Agora, que é um fato inquestionável que o Garotinho (e isso é inato dele) não mede as consequências quando se propõe a detonar àqueles que ousam dele discordar, isso não há como negar.

Se isso é qualidade ou defeito, não me cabe dizer, só sei que comungo a ótica de que devemos fazer política, com respeito às opiniões contrárias às nossas e, também, se não for pedir muito, com ética.

Entendo - e posso ser tachado como um ser jurássico, por adotar esse tipo de postura -, de que devemos, em nossa atuação e discurso político, cultivar quando muito, adversários e não angariar inimigos, como me parece ser a estratégia que resolvestes adotar (similar à do seu líder, diga-se "en passant"), nessa sua fase política atual.

Vou pugnar sempre pela construção de pontes, afinal, elas servem para unir e, não por muros, que servem para separar, delimitar guetos, segregar, discriminar, até mesmo porque, democrata que sou, prefiro sempre deixar espaço para o diálogo até mesmo porque é o melhor caminho para homens públicos e mesmo para o cidadão comum, se entenderem, na busca do que é mlhor para todos.

Vamos deixar de lado esse maniqueísmo "old fashionned", onde de um lado, na sua opinião, do seu lado, estão os bons e os que não concordam com a sua opinião, ou são classificados como obtusos ou são corruptos. Sabemos que não é bem assim e, confesso, me sinto ofendido, quando leio postagens onde a simplificação de todo um processo de discussão política, se resume à luta entre o bem e o mal, colocada dessa forma simplista, de um lado os bons, de outro os maus, como tens colocado diuturnamente e, me surpreende essa superficialidade, vinda de um jornalista e filósofo de sua envergadura.

Espero, e a esperança, segundo dizem, é a última que morre, que o debate sai da superfície e adquira o estofo que interessa ao conjunto da sociedade, que ele saia da esfera da provocação que muitas das vezes vislumbro nos seus textos e se transforme numa coisa produtiva e extrapole esse comportamento meio infantilóide que tanto você quanto o Cláudio adotaram, parece até aquelas picuinhas de crianças quando são contrariadas.

E termino aqui meu humilde comentário, com o mesmo sincero, sabes disso, fraterno abraço.

Anônimo disse...

Campista,nem fiado nem á vista.....Dito popular....Ave .........