Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 25 de julho de 2010

Nelson Nahim anuncia nesta segunda a programação da festa ao padroeiro

O prefeito interino, Nelson Nahim, anuncia amanhã, às 10:30h, no seu gabinete (funcionando provisoriamente na Fundenor (Pecuária), a programação da 358ª Festa do Santíssimo Salvador.

Embora a responsabilidade da programação e da estrutura da festa, a maior da cidade, seja da Fundação Oswaldo Lima, é um evento que envolve diversas secretarias e departamentos da Prefeitura, como Limpeza Pública, Guarda Civil Municipal, Saúde, Codemca, Emut, Coordenadoria de Segurança, Governo, Postura, Coesa e Comunicação.

A programação da festa  foi elaborada em comum acordo com a Igreja e começa no dia 27. O ponto alto é o dia 06 de agosto, dia do Padroeiro da cidade. A festa prossegue até o dia 08, domingo e serão diversos espetáculos com bandas locais e nacionais, o que movimentará o comércio de bebidas e comestíveis, hotéis e restaurantes, além de muitos outros serviços compreendendo desde os ambulantes, montagem das barracas e toda estrutura de palco, som, luz, banheiros químicos, geradores, bufês de camarim, transporte regular e alternativo etc..

A festa, em seu início, no ano de 1652, se resumia a uma procissão em louvor ao padroeiro e as novenas, com muitas missas. Com o tempo e o aumento da população, a procissão passou a ser muito concorrida, principalmente pelas irmandades, que disputavam um lugar ao lado (na verdade, atrás) do andor que levava a imagem de Cristo. No século XX, a festa ganhou outros contornos e passou a contar com atrações que atraíam católicos e não católicos à praça. E, nos últimos 50 anos, espetáculos musicais que reúnem multidões.

Um comentário:

Simone Artes disse...

Estou curiosa,será que teremos DANIEL???