Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 11 de julho de 2010

A ditadura dos Marinho

No Rio de Janeiro eram dois jornais "grandes": Jornal do Brasil e O Globo. O JB ainda tinha uma rádio média e O Globo, uma rádio mais popular. Os leitores mais qualificados, liam o JB. Os conservadores com "verdades pré-estabelecidas", liam O Globo. Os dois jornais concorriam bem e tornaram-se duas potências na década de 1970.

O povão lia Última Hora, O Dia e os políticos mais à esquerda, a Tribuna da Imprensa. O alternativo principal era O Pasquim e, na década de 70, surgiram vários outros, como O Casseta Popular e o Planeta Diário, mas que não tinham outra intenção senão o de escrachar o statu quo.

Com apoio governamental (história que todos conhecem, não só pelas denúncias do senador Calmon, como por livros escritos posteriormente), as organizações Globo, via Vênus Platinada, comeu pelas beiradas a TV Tupi que, em meados da década de 70, vivia seus extertores. Falida, estava sendo negociada e  o Jornal do Brasil era o principal interessado (para fazer frente aos Marinho).

Com apoio dos Marinho, o governo negou a concessão ao JB e deu para um ex-empregado da Globo: Silvio Santos. Este, em 1979, pegou o canal e levou para São Paulo, criando o SBT. Com Silvio vendendo sonhos para as classes pobres, os Marinho ficavam absolutos nas classes média e rica. A Record a essa altura, era um arremedo do que havia sido na década de 1960.

No início dos anos 1980, Os Marinho, sempre com apoio do governo central, que sempre salvaram-nos da falência (até o Lula), eram uma potência em várias áreas e decide entrar nas casas dos mais pobres. Surge Faustão (quem, razoavelmente intelectualizado, suporta?). Depois, na mídia impressa, concorre com O Dia (ùltima Hora já tinha sido liquidado), lançando o Extra. Contrata o pessoal do Casseta e Planeta (que haviam se juntado) e faz "aquilo".

O Jornal do Brasil foi acabando aos poucos, porque não tinha a menor chance sem uma TV. Agora, vai fechar (já não tem mais leitores para sustentar uma redação). O Globo ficará absoluto, embora a informação via Internet esteja liquidando os jornais impressos para quem só quer a notícia e não a análise. Só falta a morte de O Dia para que o sonho dos Marinho se realize no Rio de Janeiro.

Leitor do JB desde 1972, sinto a sua falência. Mais ainda quando sei que ela foi "trabalhada" por décadas pelos Marinho, subvencionados por todos os governos desde 1964. E continuará com Dilma (ou Serra).

9 comentários:

Anônimo disse...

E o senhor acredita que Garotinho só tem mesmo os bens que declarou à justiça eleitoral?
É um tapa na cara de seus seguidores subservientes e do povo.

Avelino Ferreira disse...

Caro anônimo,
acha mesmo que uma pessoa pública, famosa, cheia de adversários poderosos, que tem a mídia nacional contra ele, princiapalmente as Organizações Globo, mais uma boa parte do governo, que o investiga há tempos (basta ver o noticiário dos últimos anos), mentiria? Seria idiotice, não acha? E por que acredita que ele tem bens? E se tivesse mais, após tantos cargos importantes que exerceu, qual o problema? Se declarou uma quantia, é porque é verdade. Já disse e repito: cargo político não dá fortuna a ninguém. A não ser aos corruptos. Não tenho procuração para defender Garotinho nem sua família, mas conheço bem todos eles e asseguro que sua ambição não é financeira. Poderia ter um filho empresário, usar de influência para ganhar dinheiro como tantos filhos e parentes de políticos que exercem poder. Mas não tem. Sua empresa é familiar e a quantidade de gente que ele ajuda é grande. Se você não acredita, problema seu. Até porque só um ingênuo e/ou idiota poderia conceber que Garotinho, o político mais visado hoje, mentiria sobre seus bens. Nem todo político é como Cabral, Arnaldo... e nem todo secretário ou assessor é... bem, não vou citar nomes.

Anônimo disse...

O royalty é alto, mas a nota no Ideb é baixa.

Municípios que mais ganham indenização pela exploração de petróleo amargam mau resultado na avaliação do MEC. Já cidades que recebem menos se destacam.


O dinheiro que jorra dos poços e cai nos cofres das 12 cidades fluminenses com maior receita dos royalties do petróleo não foi suficiente para ajudá-las no investimento em Educação. Quase todas tiveram notas baixas no Ideb, divulgado semana passada pelo MEC.

Apenas Rio das Ostras ficou acima da média estadual nos dois ciclos do Ensino Fundamental.

Em contrapartida, as 12 cidades com menos recursos do setor petroleiro deram aula de qualidade no Ensino Básico, superando as metas. Já no Ensino Médio, o estado todo teve desempenho pífio.

“Campos Formosa, intrépida amazona...”

Encabeçando a lista de municípios com maior participação dos royalties, com crédito neste ano de R$ 248,4 milhões, Campos tirou nota 3,3 no primeiro (de 1º a 5º ano) e 3,1 no segundo segmento (6º a 9º) — a escala do Ideb vai de 0 a 10 e as médias estaduais foram 4,7 e 3,8. Há dois anos, na segunda avaliação do Ideb, a maior produtora de petróleo do País já tivera desempenho ruim, com média 2,9, a menor entre as cidades mais ricas da região.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

As pessoas estão tão acostumadas com a corrupção que não concebem que possa haver aqueles que não se deixam dobrar por ela.
Já falaram tanta mentira de mim, mas tanta, tanta, que se eu fosse parar minha vida para dar satisfação aqui e ali, estaria até hoje tentanto provar e ninguém acreditando.

Afinal, "eles" sabem quem são quem. E sabem tanto que querem tirar essas "pessoas diferentes" da reta.

As pessoas sabem quem é Garotinho e é isso que assusta!

O HOLOFOTE BRILHA CADA VEZ MAIS!
É isso aí.

Avelino, que análise sobre Globo e Jornal do Brasil, hein? Você não é fraco, não, hein? hehe!

Anônimo disse...

Em briga de marido e mulher se mete a colher, sim!

Janeiro. O ex-marido de Maria Islaine de Morais, 31 anos, a executa diante das câmeras de vídeo do seu salão de beleza em Belo Horizonte (MG).

Abril.

Orestina Soares, 53 anos, de Duque de Caxias (RJ), é assassinada a pedradas pelo namorado.

Engenho de Dentro (RJ): Dayana Alves da Silva, 24 anos, morre devido a queimaduras dois meses de o ex-marido atear-lhe fogo no corpo.

Mônica Peixinho, 28 anos, é morta com um tiro na nuca em Lauro de Freitas (BA); seu companheiro é o principal suspeito é seu companheiro.

Maio. Mércia Nakashima, 28 anos, é assassinada em Nazaré Paulista (SP); seu ex-namorado está entre os suspeitos.

Junho. Eliza Samudio, 25 anos, é assassinada em Vespasiano (MG) porque tentava provar que Bruno, ex-goleiro do Flamengo, era pai do seu filho.

A imensa maioria, porém, dessas estúpidas tragédias femininas não sai nos jornais. No Brasil, agressões contra as mulheres ocorrem a cada 15 segundos. Quanto mais machista a cultura local, maior a violência contra a mulher.

Os responsáveis por seus assassinatos são principalmente os atuais ou antigos maridos, namorados ou companheiros.

O Mapa da Violência no Brasil 2010 revela: entre 1997 e 2007, 41.532 mulheres morreram vítimas de homicídio, o que significa dez mulheres assassinadas por dia no país.

Enquanto aqui ocorrem 4,2 assassinatos femininos por 100 mil habitantes, na maioria dos países europeus, os índices não ultrapassam 0,5 caso por 100 mil.”

CRESCE PROCURA PELO DISQUE 180; MAIORIA MORA COM AGRESSORES

Essa semana a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SEPM), divulgou o número de atendimentos de janeiro a maio de 2010. Somaram 271.719, um aumento de 95,5% em relação aos primeiros cinco meses de 2009 (138.985).


E VOCÊ, JÁ FOI VÍTIMA DE VIOLÊNCIA MASCULINA?

Pense um pouco na convivência com seu marido, companheiro, noivo, namorado. Alguma vez ele:

1) Xingou-a ou fez com que você se sentisse mal a respeito de si mesma?

2) Depreciou ou humilhou você diante de outras pessoas?

3) Ameaçou machucá-la ou alguém de que você gosta, como pessoas queridas ou animais de estimação?

4) Deu-lhe um tapa ou jogou algo em você que poderia machucá-la?

5) Empurrou-a ou deu-lhe um tranco/chacoalhão?

6) Deu-lhe um chute, arrastou ou surrou você?

7) Ameaçou usar ou realmente usou arma de fogo, faca ou outro tipo de arma contra você?

8) Forçou-a fisicamente a manter relações sexuais quando você não queria?

9) Você teve relação sexual porque estava com medo do que ele pudesse fazer?

10) Forçou-a a uma prática sexual degradante ou humilhante?

“Se respondeu afirmativamente a pelo menos uma dessas perguntas, você já foi ou está sendo submetida à violência por parte do parceiro”, alerta a médica Lilia Blima Schraiber, professora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, no capítulo Relacionamento do livro Saúde – A hora é agora. As questões 1, 2 e 3 indicam violência psicológica; 4, 5, 6 e 7, violência física; e 8, 9 e 10, violência sexual. Freqüentemente, os três tipos estão sobrepostos.



COMO SE PROTEGER MAIS: USE ESTAS ARMAS A SEU FAVOR

Conheça a Lei Maria da Penha na íntegra – Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006, cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher; dispõe sobre a criação dos Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher; altera o Código de Processo Penal, o Código Penal e a Lei de Execução Penal; e estabelece medidas de assistência e proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

Central Disque 180 – É o disque-denúncia para violência contra a mulher. Vale para todo o território nacional, e a ligação é gratuita. Atende todos os dias, inclusive finais de semana e feriados, durante as 24 horas.

por Conceição Lemes

Paulão de Goitacazes disse...

O JORNAL DO BRASIL é um patrimônio Nacional!!! os seus leitores ficarão órfão da boa comunicação escrita?...

Paulão de Goitacazes disse...

Avelino, eu vou fazer uma correção no meu comentário acima ( comunicação Impressa).

Anônimo disse...

nao entendi o pq do ataque do anonimo ao garotinho!

Provisano disse...

Em resposta à pergunta do comentarista anônimo das 16:25, devo dizer que também fiquei surpreso, pasmo até, pois se eu, um simples profissional do ramo da comunicação visual, free-lancer na maioria absoluta do meu tempo de carreira profissional, tenho um patrimônio modesto, diga-se de passagem, superior ao do Garotinho que foi, deputado estadual, prefeito duas vezes de Campos, foi governador do Estado e é um profissional do ramo de comunicações bem sucedido (segundo declarações do mesmo), só posso acreditar que houve algum erro na declaração de bens, erro esse que será corrigido, creio eu, pois se não foi um erro, passarei, a partir desse momento, a crer piamente em fadas, duendes e gnomos.