Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 13 de julho de 2010

Blogueiros que vivem à sombra de Garotinho

O que podemos perceber dos nossos blogueiros, de maneira geral, é que têm algum problema com o Garotinho. Digo isso porque, ao sair da disputa ao Governo do Estado e reduzir as postagens em seu blog, os nossos coleguinhas murcharam. É como se não tivessem assunto político interessante.

Vivem sob a luz de Garotinho e por despeito, inveja, ódio, paixão não correspondida, sentem prazer em falar mal do ex-deputado, ex-prefeito, ex-governador, principal eleitor no Estado e a maior liderança popular depois do Brizola. Sem Notícias do Garotinho, ficam sem postagens interessantes.

Penso que os nossos blogueiros, em sua maioria, fazem coro com aqueles poderosos que desejam o fim de sua carreira. Não porque tenham algo contra ele (afora as diferenças políticas, que são normais), mas porque, com ele, vivem na sombra. Por falta de capacidade política, por falta de garra para enfrentar as ruas, por falta de ter o que dizer ao povo. São muitos os motivos. Sem ele, todavia, pensam poder ganhar espaço, mas, na verdade, ficam sem rumo.

As alianças que tentam forjar no vácuo deixado pelo afastamento (espero que temporário) da prefeita Rosinha, a partir de uma decisão imoral do TRE/RJ, corroborada por um ministro do TSE, são tão díspares que causam risos. No mínimo, uma descrença dos próprios participantes de que elas se tornarão realidade.

Na onda de uma corrupção nunca vista no município, venceram a eleição no segundo turno do candidato apoiado por Garotinho. Novamente, em 2006, ganharam no segundo turno, após a cassação do prefeito deles, eleito em 2004, justamente por causa da corrupção e empreguismo desenfreado. Em 2008, o povo, cansado de tanta corrupção, elegeu em primeiro e segundo turnos a candidata do Garotinho, Rosinha.

Sem garra e competência para vencer Garotinho no voto popular, e vendo a chance dele ganhar novamente a eleição para o Governo do Estado, as elites usaram a Justiça Eleitoral, num processo que até o adversário de Garotinho, o jurista Marcelo Cerqueira, candidato ao Senado pelo PPS, disse que não se sustenta juridicamente, tornaram-no inelegível e cassaram o mandato da prefeita eleita limpamente e com uma administração séria e responsável.

As perseguições políticas fizeram Garotinho recuar e lançar-se candidato a deputado federal. Mas ameaçam cassar o mandato de sua filha, que é vereadora no Rio. Em Campos, buscam uma cisão entre Garotinho e seu irmão Nelson Nahim, que assumiu, por decisão do Tribunal Eleitoral, a Prefeitura.

Como se tivessem atingido o intento (as ações estão em grau de recurso), muitos blogueiros comemoraram e tentaram tripudiar sobre a família Garotinho. Como o povo está do lado dela, a maioria dos blogueiros está sem ação. Os blogueiros e os políticos frustrados parecem cansados e à espreita para dar o bote como cobras peçonhentas. Não são todos os blogueiros. Refiro-me àqueles que, certamente, vestirão a carapuça. Mas Garotinho forjou no embate a sua história e, certamente, irá à luta e vencerá mais essa batalha.    

7 comentários:

" O JUSTICEIRO " disse...

O problema, Avelino, está longe disto que você cita, você é um DOENTE politico por seu eterno patrão " Coronel Bolinha " e não aceita ninguém criticar, xingar ou expor uma idéia contrária ao casal ex-mandatario, será que você acredita mesmo que Garotinho não tem culpa nenhuma no cartório ? Bem, vindo de sua pessoa, realmente acredito que sim, inclusive que você come junto, tenha mais os pés no chão Avelino, pare de defender estes infelizes, daí você verá como seu blog terá uma assiduidade nunca vista, como o de Roberto Moraes, por exemplo, deixe de ser puxa-saco deste povo...! Me admira, uma pessoa bem estudada e instruída como você, ainda ficar nesta, isso realmente é doença, você precisa de cuidados, vá se tratar, peça orientação ao teu chefe imediato, uma das maiores sumidades deste municipio, Seu Oravio de Campos, ele com certeza, não é doente como você, pra falar a verdade não sei nem porque entro aqui neste blog para postar comentarios, só sei que tua prefeita não volta malandro, essa já foi...!

Anônimo disse...

Você é simplesmente uma piada. E de péssimo gosto.

ralfe_reis@hotmail.com disse...

A carapulsa serviu para alguns blogueiros que imediatamente ti atacou.
da uma passadinha no meu blog
http://blogralfereis.blogspot.com/

Avelino Ferreira disse...

Caro anônimo,

Sabe que publico seus comentários contra mim porque não temo críticas. Mesmo as de baixo nível. Passei da fase de ter que estar provando algo ou me justificando. Não temo absolutamente nada. Aliás, só senti medo certa feita quando ameaças colocavam meus filhos (então bem pequenininhos) no meio.

Não tenho chefe, mas como você refere-se a Orávio, pergunte a ele sobre mim. Nós nos conhecemos há mais de 30 anos, somos compadres e, pelas suas palavras sobre ele, certamente há de acreditar no que ele disser. Mas você não quer isso. Se usa o anonimato, é porque quer apenas agredir sem possa ser responsabilizado. Ou seja, é um sujeito fraco. Homem ou mulher, você revela sua falta de caráter ao usar o anonimato. Então, quem é o doente?

" O JUSTICEIRO " disse...

Ao anônimo das 12:48, a verdade dói não é mesmo ?
No fundo, no fundo eu sei que a raiva predomina neste conluio que precisa defender Garotinho, seja por BOCA OU por paixão politica, lidou com pessoas assim dentro de casa, por isso sou bem experiente no assunto, se roam de ódio malditos,
o tempo de seu mestre está no fim...E para sempre...! " A justiça é cega e enxerga no escuro ".

carlinhos-j.carioca disse...

SR.AVELINO,NAO ACHO QUE OS BLOGUEIROS TEM ALGUM TIPO DE ODIO SOBRE O garotinho.O PROBLEMA É QUE VC PODE FAZER UMA EXCELENTE PLANTAÇAO DE ABACAXI,POREM NO FINA VC NAO COLHERÁ UVAS,E SIM SÓ ABACAXIS!o garorinho TEVE ÓTIMAS OPORTUNIDADE(eu ja votei nele),ENTRETANTO,ALGO LHE SUBIU A CABEÇA DE FORMAS QUE O DESCONTROLOU,A PONTO DE NENHUM PARTIDO SERVE PARA ELE(se nao manda logo troca)COMO FAZ COM AS PESSOAS TAMBEM,QUE SE NAO LHE SERVEM MAIS SE TORNAM TRAIDORES.VEJA O MAIS RECENTE,A ROSINHA TENTANDO FAZER UM TRABALHO BOM PRA A NOSSA CIDADE,VEIO ELE COM AS INTERVENÇOES TANTO NO SECRETARIADO COMO NAS AÇOES E TIROU A PAZ DELA.VEJA O NAHIM QUE ESTA GOVERNANDO COM INDEPENDENCIA,QUE DIFERANÇA,QUE COMANDO,QUE AUTORIDADE...A ALCIONE ATAHIDE COM SUB-SECRETARIA CHEGOU A SER DETIDA POR "IRREGULARIDADES" NA COMPRA E DISTRIBUIÇAO DE MEDICAMENTOS,E ELE AGORA FICA METENDO O PAU NO GOV, DO ESTADO,COMO SE ELE NADA FAZ OU FEZ DE IRREGULAR...LEIO TODOS OS BLOGS E TIRO A MINHA OPINIAO PROPRIA JA QUE NAO SOU LIGADO E NEM FAÇO PARTE DE PARTIDO POLITIOC NENHUM,SO QUERO E TORÇO PARA VER A MINHA CIDADE NUM CAMINHO MELHOR.PRECISAMOS DE UNIAO E NAO PESSOAS COMO O garotinho QUE FICA ATIRANDO PARA TODOS OS LADOS DANDO UM DEMONSTRAÇAO DE ODIO E QUERENDO UM PERPETUAÇAO DE PODER.TENHO PENA DA NOSSA PREFEITA JA QUE A SUA CAPACIDADE E CARATER NAO MERECIA ESTAR PASSANDO POR ISSO,MAS OS SEUS ALIADOS...

blog do puxa...!! do Garotinho. disse...

Carlinhos, Anônimo, Joaquim, Manoel, ET de varginha, etc, etc. Todos muito fundamentos em informações corretissimas. Pessoas com um refinado e elegante toque de educação. Não deixando transparecer, nem um pouco de revolta, ódio e o motivo lógico de tanta indignação, contra um homem que querendo ou não, será, presidente do Brasil. O futuro mostrará a muitos como será este novo Brasil. Sinto, por todos que vivem de tentar derrotar um politico que ousou enfrentar a "elite" dominadora e corrupta, os banqueiros possuidores do pais, e a midia vendida aos poderosos. Vocês com certesa não verão este momento histórico. Porque infartarão de tanto sofrer. Por: ódio, aversão, preconceito, inveja, inversão de valores, sedentarismo mental. Desculpe amigos, não tenho nenhuma intensão de agredir. Só proclamo um pouquinho de racionalidade e observação. Um abraço a todos.