Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







domingo, 30 de junho de 2013

Folha da Manhã comete equívocos ao sugerir pauta

A Folha da Manhã publica um editorial (que é a opinião dos donos do jornal) com equívocos que só os focas (iniciantes no jornalismo) cometem. No editorial, a Folha, a pretexto de sugestão de pauta ao movimento popular, diz que a Câmara de Vereadores de Campos deve ser cobrada para que reduza salários de vereadores e acabe com o voto secreto.

A Câmara de Vereadores de Campos, todavia, vive um novo tempo. Não apenas por ser constituída, hoje, de uma grande maioria de novos representantes da população, mas porque atua com austeridade e compromisso com a ética, com a honestidade e competência na gestão dos recursos, além de atuar ouvindo todos os setores organizados da sociedade.

Os subsídios dos vereadores e os salários dos cargos comissionados foram reduzidos logo no início da nova gestão. Por desinformação, a donos da Folha não sabem que os subsídios dos vereadores são fixados na esfera federal. Os vereadores recebem o equivalente a 60% dos subsídios dos deputados estaduais, que são reajustados a cada quatro anos. Ou seja, de 2009 a 2016, os subsídios dos vereadores terão apenas um reajuste, estabelecido em 2012 para vigorar de 2013 a 2016. 

Mesmo assim o presidente da Câmara, para adequar o orçamento, propôs e foi aceito pelos vereadores o contingenciamento dos seus vencimentos e dos vencimentos dos cargos comissionados da Casa do Povo. No que se refere às votações, não há voto secreto na Câmara de Campos. 

Como pode ser observado, o que a Folha da Manhã pretende pautar para o movimento popular não diz respeito à Câmara. 

Como a Câmara está debatendo com a sociedade, desde o início do ano, a elaboração de uma nova Constituição Municipal (Lei Orgânica do Município), o presidente, Edson Batista, propôs a prorrogação do prazo para sua elaboração. Com isso, os interessados, mesmo não representando entidades ou instituições, podem dar sugestões que objetivem melhorar a vida da população em qualquer setor de competência municipal.  

Nenhum comentário: