Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Seminário Nacional na Câmara de Campos debate o Legislativo

(Foto: Check)
Anderson Alarcon
“Produtividade Legislativa na Câmara Municipal” foi o tema da segunda mesa de debates desta quinta-feira (17) no Giro + Legislativo, que acontece até amanhã (18) na Câmara de Vereadores de Campos. O assunto foi abordado pelo ex-juiz do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), José Luiz Blaszak; pelo advogado Anderson Alarcon; e pelo procurador da Câmara de Campos, Felippe Klem.
Para Alarcon, que é também consultor da União de Vereadores do Brasil (UVB), ser vereador é um dom e o poder Legislativo deve buscar cada vez mais sua independência.
“Receber o voto de alguém na eleição mais concorrida de todas, que é a de vereador, é muito difícil. O Legislativo, se quer se apresentar como protagonista e representante da sociedade, deve passar por este processo de modernização que vocês estão fazendo aqui em Campos. As funções do vereador são legislar, administrar, fiscalizar, julgar o prefeito e seus auxiliares, e a função de assessoramento para que o município cumpra suas responsabilidades
“Para isso, Legislativo precisa ser ainda maior e independente. Se for apequenado em nosso país, teríamos três coisas: a elitização do cargo de vereador, pois com pequenos salários só a elite iria participar, a institucionalização de um balcão de negócios e o fim deste poder, que é essencial para a democracia”, acrescentou.
O presidente da mesa, vereador José Vasconcelos Júnior, vice-presidente da União dos Vereadores do Brasil (UVB), encerrou o debate. “Gostaria de parabenizar a todos os presentes pelo belo debate, e ao presidente desta Câmara, Edson Batista, pelo evento. Quero ressaltar a importância da UVB, o trabalho realizado pelo seu presidente, o Gilson Conzatti, em difundir em todo o Brasil a importância do Legislativo. E concluo pedindo a todos os vereadores que levem essa mensagem aos seus colegas em suas Câmaras, instituições que são essência da democracia”.
Blaszak falou em otimismo. “A produtividade vem através da racionalização, da fiscalização para o cumprimento da legislação, mas também do otimismo e da vontade de mudar. Quando vejo um lugar como este, com pessoas de todas as idades debatendo política, vejo que há possibilidade de mudar. Ser vereador é necessário pensar: que ‘eu tenho que entregar para a sociedade o melhor de mim mesmo’.
(Matéria do site da Câmara)

Nenhum comentário: