Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Corredor Cultural da Câmara ganha busto de Saldanha da Gama

(Foto: Check)

O Corredor Cultural, do projeto Memorial Câmara, conta agora com outro busto de mais um herói campista. A homenagem ao almirante Luís Filipe de Saldanha da Gama ou Almirante Saldanha da Gama, como era mais conhecido, promovida pela Câmara Municipal de Campos, ocorreu na tarde de quarta-feira (23).
Foi lançado também um documentário sobre a vida do militar brasileiro da arma da Marinha, produzido pela equipe da TV Câmara/Campos. Nele há gravações feitas no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul.
O evento faz parte da programação do Festival Doces Palavras (FDP), aberto na noite de quarta-feira, no Jardim do Liceu. O FDP tem o apoio da Câmara. Toda a programação do festival está sendo transmitida ao vivo pela TV Câmara.
Estiveram presentes, o presidente da Câmara, vereador Edson Batista; o agente da Capitania dos Portos de São João da Barra (SJB); o capitão tenente Carlos Antônio Barreto; o presidente da Associação de Imprensa Campista (AIC), jornalista Vitor Menezes; o presidente da Academia Campista de Letras (ACL), professor Hélio Coelho; e o benemérito do Clube de Regatas Saldanha da Gama, Cícero Braga, entre outros.
Para o capitão tenente Barreto, a Marinha do Brasil sente-se honrada em ter um dos seus ícones lembrados pela Câmara. “Essa iniciativa promove o resgate cultural de heróis antepassados que hoje servem de exemplo para a juventude”, disse ele, lembrando-se do Navio-Escola Almirante Saldanha da Gama, que foi construído no estaleiro de Vickers Armstrong Ltda., em Barrow-in-Furness, na Inglaterra, para atuar como Navio Escola da Marinha de Guerra do Brasil.
Representando o 56º Batalhão de Infantaria de Campos (56º BI), capitão Roselito Pinho, também elogiou a iniciativa da Câmara. “Sinto-me honrado em participar dessa solenidade como cidadão campista e como militar”.
Cícero Braga agradeceu a homenagem ao almirante em nome do Clube de Regatas Saldanha da Gama. “Ele foi um oficial ilustre. Resgatar personalidades campistas esquecidas é uma atitude louvável”.
Edson Batista ressaltou que o povo precisa conhecer sua história. “O documentário é mais um esforço do Legislativo em preservar a memória histórica de Campos”, afirmou o presidente, citando outros heróis campistas que compõem o Corredor Cultural. São eles: Nilo Peçanha, José do Patrocínio, Ricardo Kirk e Benta Pereira.
Dados biográficos - Saldanha da Gama nasceu no dia 07 de abril de 1846. Bacharel em Letras, concluiu o curso da Academia da Marinha, onde ingressou aos 17 anos de idade. Lutou na Guerra do Paraguai, na Revolta da Armada e Revolução Federalista. Foi morto em combate em junho de 1895 e sepultado em Rivera, no Uruguai. Em 1908 seus restos mortais foram trasladados para o Rio de Janeiro e sepultados no Cemitério São João Batista.
(Matéria do site da Câmara)

Nenhum comentário: