Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 11 de março de 2014

Legislativo retoma as atividades

 Presidente da Câmara, Edson Batista
 
Após o período de Carnaval, as sessões da Câmara Municipal de Campos retornam ao plenário Álvaro Lopes Vidal hoje, às 17 horas. Seguindo o calendário do Legislativo, a primeira sessão do mês contará com a edição da Tribuna Livre. Amanhã, no mesmo horário, acontecerá a segunda sessão da semana, dando prosseguimento aos trabalhos já iniciados no dia 18 de fevereiro deste ano, depois do período de recesso.
 
De acordo com o presidente da Casa, vereador Edson Batista, 2014 será um ano para reforçar o perfil de atuação do ano passado. “Vamos seguir com nossos pilares de ação. Entre eles o Portal da Transparência, que continuará a permitir aos cidadãos que se informem sobre os gastos e as despesas  da Câmara, que continuará priorizando os princípios da democracia, da transparência e da cultura”, afirmou.

A Tribuna Livre é um projeto que consiste num fórum de discussão mensal que ocorre sempre às primeiras terças-feiras de cada mês. “Vamos reforçar o papel das audiências públicas e sessões especiais como canais de expressão da sociedade na busca de solução para os seus problemas e o próprio desenvolvimento regional”, concluiu Batista.

CULTURA
O calendário de eventos de 2014 já está praticamente pronto. Além de debates políticos, audiências públicas e sessões especiais, a programação inclui atividades culturais, com a encenação de peças teatrais sobre a história de Campos, com a realização de artistas locais, bem como a entrega de comendas, além de eventos e ações culturais que marcaram o ano de 2013.

Entre esses eventos, o programa Bonde da História – Estação Campos, um programa de visitação de estudantes ao Legislativo com a presença de monitores que explicam a importância do papel do Legislativo, dos prédios, estátuas e bustos dos vultos históricos de Campos.

Edson Batista ressaltou ser inegável a contribuição que o Legislativo de Campos tem dado na reafirmação de princípios democráticos e no resgate no processo de cidadania,

“Com o apoio de todos os vereadores, buscamos reforçar nossas ações na área da cultura, visando resgatar a importância de nossa história e os valores de nossa cidade, ao mesmo tempo em que fortalecemos nossa identidade como povo”, destacou.

ZÉ CANDIDO
Este ano, a Câmara dará ênfase ao centenário do escritor campista José Cândido de Carvalho, com a encenação de uma peça nas escadarias do Legislativo. O Prêmio Literário Múcio da Paixão terá como tema a vida e a obra de José Cândido.

“Como fizemos no ano do centenário de Wilson Batista, outro grande campista que deu enorme contribuição para a musica e a cultura deste país, vamos fazer o mesmo com José Cândido. Os estudantes precisam conhecer melhor e se aprofundar na vida e obra deste outro grande campista, imortal da Academia Brasileira de Letras, que levou ao Brasil e ao mundo a importância de nossa cultura”, declarou.

TEATRO
No ano passado, a Câmara revisitou a história e a vida de Nilo Peçanha, com a encenação da peça “A batalha de doutor Nilo contra o dragão da ignorância”, de autoria de Winston Churchil, em novembro passado, nas escadarias da Câmara. Outra peça encenada resgatou a história da civilização de Campos, no dia 28 de Março, desde os princípios de nossa colonização.

A primeira peça deste ano vai retratar a história da Casa de Leis. O espetáculo, previsto para o dia 26 de março, abrirá o calendário de atividades e será no mesmo estilo da peça sobre a vida de Nilo Peçanha.

Nenhum comentário: