Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 15 de março de 2014

David assassinado; Artistas de luto

Reprodução / Carlos Emir - Jornal O Diário
David Moreira na pele de Layza Lysa e na calçada, assassinado
O ator e animador cultural David Moreira foi vítima de um crime que não é raro, aqui ou alhures, pois por detrás da violência há um que de marginalidade e preconceito, fazendo com que uma relação sexual entre pessoas do mesmo sexo seja, por si só, um ato criminoso aos olhos de sociedade machista e conservadora retrógrada.

Os homens, jovens ou não, que praticam a homossexualidade têm na cabeça que estão cometendo um ato reprovado pela sociedade, pela religião e pela moral adquirida. Agem criminosamente e, por isso mesmo, matar um homossexual não perturba suas mentes. Espancar homossexuais não perturbam suas mentes. O motivo é sempre torpe. E quando os assassinos são menores de 18 anos, com as leis que temos, eles dão uma "banana" para as forças da repressão, porque sabem que a pena é a mais branda possível.

São tantos crimes por esse "motivo" que o Judiciário (e o Congresso) brasileiro deveria repensar a legislação que evita punir com rigor menores assassinos, como se eles fossem crianças que não sabem bem o que fazem.  Soa como absurdo uma legislação que protege assassinos porque "ainda não completaram 18 anos". 

Nós, artistas, nunca nos referimos a David ou quaisquer outros artistas bi-sexuais ou homossexuais como tais, mas sim como pessoas, como profissionais, como artistas. Admiramos sua arte e o que nos importa é que são, como no caso do David, pessoas do bem, que usam seus atributos artísticos para entreter e alegrar as pessoas, fazê-las sorrir e se emocionar.  Se nasceram homens em corpo de mulheres ou mulheres em corpos de homens não nos importam. Mas a sociedade, sabemos, não pensa assim. Admira os artistas, mas não perdoam a homossexualidade. 

Esses assassinos do David deveriam ser punidos com rigor. Claro que nada vai trazer David de volta. Não existe nenhum deus com esse poder. Aliás, se um deles existisse, não permitiria os crimes. principalmente contra pessoas que nada de mal fazem aos outros, ao contrário. Mas os mitos não se envolvem na vida (a não ser os gregos e romanos antigos). O David está morto, aos 38 anos. Morre com ele as personagens que o tornaram famoso na região: O palhaço Alegria e a impagável Layza Lisa. 

Nós, do teatro, estamos de luto. Mas, indignados exigimos justiça, sabendo, como já disse, que ela não ocorrerá a contento, pois o assassino é "di menor".
O velório do ator está sendo realizado no foyer do Teatro Municipal Trianon e o enterro será neste domingo, em Barra do Itabapoana. 




Nenhum comentário: