Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Robson Colla vai à Câmara e fala sobre Infovia

Foto:  Gerson Gomes /  Secom

O projeto Infovia do Saber, elaborado pelo Centro de Informação e Dados de Campos (Cidac), foi apresentado em uma audiência pública na Câmara Municipal, na tarde desta quinta-feira (29). O projeto tem como objetivo ligar todas as instituições de ensino superior de Campos, públicas e particulares, através da utilização da fibra ótica, implantada no ano passado, tornando possível o compartilhamento de conhecimento.
 
O presidente do Cidac, Robson Colla, explicou para os vereadores e membros da sociedade civil que estavam presentes, o que é a Infovia do Saber, desde a implantação dos 50 km de fibra ótica até a elaboração dos projetos que já começaram a ser realizados, com o apoio do Fórum Interinstitucional dos Dirigentes de Ensino Superior de Campos (Fidesc).
 
O diretor do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Centro, Jefferson Azevedo, apresentou o primeiro projeto da Infovia do Saber, a Biblioteca Digital, onde todos os trabalhos acadêmicos produzidos dentro das universidades de Campos estarão reunidos online, de forma acessível para toda a população.
 
Durante a audiência, o secretário de Petróleo, Energias Alternativas e Inovação Tecnológica, Marcelo Neves, também apresentou o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia e o Fundo Municipal de Tecnologia. Segundo ele, a minuta para a implantação de ambos os projetos já está pronta e dentro de 90 dias a documentação será apresentada à Câmara e à prefeita Rosinha Garotinho.
 
- Tanto o Conselho quanto o Fundo têm como objetivo ajudar a resolver problemas pontuais da população no que tange à mobilidade, à tecnologia em geral e ao desenvolvimento econômico – informou o secretário.
 
Infovia do Saber — O projeto, que faz parte do programa Campos Cidade Digital Criativa, vai permitir que todas as 13 universidades do município tenham a possibilidade de compartilhar seus produtos científicos e culturais entre si e com a sociedade. Isso só foi possível graças a implantação da fibra ótica com 50 km de extensão, que também permitiu a criação das 14 Praças Digitais, que disponibilizam internet gratuita para a população.
 
A rede de fibra ótica já contempla o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Centro, Centro Universitário Fluminense (UNIFLU), Universidade Cândido Mendes, Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (IseCensa), Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Universidade Estácio de Sá e Universidade Salgado de Oliveira (Universo).
 
A ideia, segundo o presidente do Cidac, é ampliar ainda mais a fibra, interligando também, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e o IFF Campus Guarus. 
(Matéria surrupiada do Campos 24 horas)

Nenhum comentário: