Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 3 de agosto de 2013

Cientistas cubanos e técnicos do sistema "S" discutem parcerias

Os cientistas cubanosLuis Miguel Fernandes,  

Juan Luis Martin

e Hugo Pérez Rojas foram objetivos 

Laudeny Fábio Leão da Agência de Desenvolvimento

Michele Mamede, do sistema Firjan

Célio Cabral do sistema SRI de MinasGerais

Denise Gadelha, do SRI da Paraíba

Natalino Uggioni,  do SRI  de Santa Catarina

O cientista Josealdo Tonholo, coordenador do encontro em Alagoas

O encontro Cuba y Brasil no século 21 na noite de ontem, dia 02, com o auditório lotado pelas delegaçoes cubana, brasileira e professores e alunos da Universidade Federal de Alagoas, contou com as palestras dos cientistas cubanos Luis Miguel Fernandes, Juan Luis Martin e Hugo Péres Rojas, sobre sistemas de inovação e desenvolvimento. Bastante objetivos, os três reconhecidos cientistas mostraram o que Cuba tem, o que necessita e deixaram no ar o que os brasileiros podem contribuir com o desenvolvimento de seu país.

Em seguida, os técnicos brasileiros do Sistema de Inovação Regional, mostraram como funcionam nos estados de Minas Gerais, Santa Catarina, Paraíba e Alagoas, com financiamento conseguido em parcerias público-privadas para viabilização de projetos que objetivam o desenvolvimento regional, com ótimos resultados, segundo eles, que também mostraram as dificuldades para a implementação dos projetos. A maior delas refere-se ao convencimento dos parceiros de que a inovação é necessária para o desenvolvimento.

Ao final, Josealdo Tonholo encerrou o encontro, satisfeito com o que foi apresentado e as perspectivas de parcerias entre cubanos e brasileiros, principalmente nas áreas de ciência e tecnologia que visam o desenvolvimento, o crescimento econômico sustentável e a redução dos problemas sociais. Todos concordaram que o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos à Cuba é um entrave ao desenvolvimento cubano, mas estão dispostos a vencer as barreiras, até porque Brasil e Cuba já cooperam entre si há anos, na esfera do conhecimento.



                                                                                                                                                                                                           

Nenhum comentário: