Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Dr. Edson Batista será homenageado pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões

Edson Batista na presidência do Legislativo 

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões realizará sua sessão solene no Centro de Convenções do Riocentro, Rio de Janeiro, no próximo dia 21, quando serão homenageados oito cirurgiões brasileiros, entre os quais o campista Edson Batista, que receberá o diploma de Emérito e a Medalha do Médico Cirúrgico. 

Honraria merecida ao médico cirurgião Dr. Edson Batista, que dedica sua vida à medicina e, o que é raro em um cirurgião renomado, à medicina cirúrgica pública. São 40 anos de atuação como cirurgião.

Edson Batista, graduado pela  Faculdade Nacional de Medicina da Universidade Federal do Rio em 1971, concluiu sua pós-graduação na Residência Médica em Cirurgia Geral no Hospital de Ipanema na então capital da Guanabara, em 1973. 

Dr. Edson também obteve o título de Especialista em gastroenterologia clínica cirúrgica no ano de 1974, na Escola de Pós-graduação Médica Carlos Chagas e os títulos de Especialista em Cirurgia Geral, concedido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões em 1976 e de Especialista em Gastroenterologia, aprovado durante a realização do 36º Congresso Brasileiro de Gastroenterologia, em 1979. Em 1982 obteve o título de Mestre em Cirurgia Geral setor abdominal, pela Faculdade de Medicina da UFRJ. 

Suas atividades docentes incluem a de Instrutor de Ensino da Faculdade de Medicina de Campos em 1975, Professor Assistente de Clínica Cirúrgica a partir de 1977 e Professor Titular  em Clínica Cirúrgica em 1986. Atualmente, é professor assistente da Faculdade de Medicina de Campos, cujo titular é o professor Manoel Paes Leme.

Nas suas atividades associativas se destacam a Presidência da Associação de Docentes da Faculdade de Medicina de Campos – 1987/1989, Membro Associado do Colégio Brasileiro de Cirurgiões em 1975, Membro Titular a partir de 01 de julho de 1978 e Vice Mestre da regional Norte-fluminense do CBC – 2008/2009.

Nas atividades profissionais foi Chefe de Cirurgia Geral no Hospital dos Plantadores de Cana em 1988, tendo coordenado a 1ª Residência de Cirurgia Geral do município de Campos naquele hospital. Atualmente, Edson Batista é o Chefe de Cirurgia Geral do Hospital Escola Álvaro Alvim, onde estruturou a residência em cirurgia geral e cólon-proctologia. 

Publicou diversos trabalhos, foi redator do boletim científico da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia – 1979/1983 e Membro do Conselho Editorial da Revista ARS Curadi – gástrico – 1982/1987.

Em reconhecimento a toda essa trajetória, o filho de "Dona" Doralice Pessanha Azevedo e "Seu" Vilson Batista Azevedo, nascido na baixada campista é reconhecido pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões e escolhido, com mais sete colegas em todo o país, para receber o diploma de Emérito, mais que merecido.   

Na esfera política, foi Secretário Municipal de Saúde de Campos, Diretor Clínico do Hospital dos Plantadores de Cana, Diretor Geral do Hospital Ferreira Machado, Subsecretário Estadual de Saúde. Exerce o cargo de vereador, para o qual foi eleito em 1996 e, atualmente, além de vereador, é Presidente da Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ. 





Nenhum comentário: