Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Encontro Cuba-Brasil no século 21 prossegue em Recife

O ex-ministro Sérgio Rezende fala no encontro Cuba-Brasil
A chefe da delegação cubana, Lilian Alvarez
Fernando Freire, presidente da Fundação Joaquim Nabuco
Delegados cubanos e brasileiros no encontro
 
Avelino e o ex-ministro de Lula, Sérgio Rezende

Ontem os congressistas do encontro Cuba-Brasil no século 21 participaram, na sede da Fundação Joaquim Nabuco, em Recife, das conferências do ex-ministro da Ciência e Tecnologia do governo Lula, Sérgio Rezende, do presidente da Fundação, Fernando Freire e da chefe da delegação cubana Lilian Alvarez Días.

Para Sérgio Rezende, as relações com Cuba têm se estreitado nos últimos anos e, com esse encontro, algumas parcerias já existentes podem ser ampliadas e outras, elaboradas em documento para serem implementadas. Segundo ele, há muitas semelhanças entre Cuba e Brasil, a despeito do tamanho, da força econômica e da população, pois são povos que buscam o desenvolvimento com distribuição de renda. 

Na sua conferência, Sérgio Rezende disse que Cuba já contribuiu com o Brasil em algumas áreas, citando a biotecnologia e a nanotecnologia, e o Brasil pode contribuir em outras, principalmente na esfera da ciência e tecnologia, a qual tem aumentado consideravelmente, com aporte de recursos ainda não satisfatórios mas antes jamais imaginados. Foi muito aplaudido.

Fernando Freire falou sobre a Fundação Joaquim Nabuco e a contribuição que ela pode dar para estreitar ainda mais os laços Brasil-Cuba, nas áreas de educação e cultura. Lilian Alvarez, que é da Academia de Ciências de Cuba, discorreu sobre a as relações dos dois países e acredita que desse segundo encontro várias propostas de cooperação deverão sair do papel e serem implementadas, "concretamente".   






Nenhum comentário: