Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sábado, 3 de agosto de 2013

Encontro Cuba-Brasil prossegue em Maceió com boas perspectivas

Mesa de abertura na Federação das Indústrias de Maceió

Eduardo Setton, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia

César Zen Vasconcellos, chefe da delegação brasileira

Liliam Alvarez Días, chefe da delegação cubana

Reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Barros

Platéia: cubanos e brasileiros na Casa da Indústria

O segundo Encontro Cuba-Brasil, que discute as relações entre os dois países no século XXI, que começou em Recife no dia 29, prosseguiu hoje, dia 02, em Maceió. Em Recife, foi assinado um protocolo de intenções com instituições privadas e públicas, capitaneadas pelo Governo do Estado. 

Em Maceió, após a formação da mesa e apresentação das delegações pelo doutor César Zen Vasconcellos, físico nuclear e chefe da delegação brasileira no encontro, falaram a reitora da Universidade Federal de Alagoas, Rachel Rocha Barros, a chefe da delegação cubana, Liliam Alvarez, o secretário de Estado Eduardo Setton, representando o governador Teotônio Vilella Filho e outras autoridades, como a pró-reitora de extensão da UFA, Simone Meneghetti, a coordenadora do Instituto Evaldo Lodi, Eliane Sá, a presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa de Alagoas, Janesmar Camilo Cavancanti e a representante da Assessoria Internacional da Universidade de Alagoas, Sandra Nunes Leite.

Após os discursos iniciais, o presidente da Cooperativa de Produtores de Pindorama, Klécio Santos, que apresentou um vídeo sobre os trabalhos da cooperativa, que reúne cerca de 1.300 produtores que eram cortadores de cana e hoje são donos da usina de Pindorama, que produz açúcar e álcool e é a maior contribuinte de ICMS de Alagoas, com um faturamento, em 2012, de 76 milhões de reais. As delegações conhecerão a cooperativa (e a usina) na próxima segunda-feira.

Em seguida, o secretário Eduardo Setton falou sobre seu Estado e as perspectivas econômicas, assim como colocou-se (em nome do governador) à disposição dos cubanos para parcerias: "O que as delegações decidirem, nós vamos apoiar". Por certo, também em Maceió, será firmado acordo entre as duas nações.    

Nenhum comentário: