Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Representantes de instituições do Brasil e de Cuba assinam termo de cooperação

Isac Medeiros, pró-reitor da Universidade da Paraíba  

Hugo Pérez Rojas, da Academia de Ciências de Cuba

Simoni Meneghetti, pró-reitora da Universidade de Alagoas

Luis Miguel, de Cuba

Josealdo Tonholo, da Universidade de Alagoas

César Zen, chefe da delegação brasileira

Liliam Alvarez, chefe da delegação cubana

Ontem à noite, dia 04, em prosseguimento ao II Encontro Cuba y Brasil, foram assinados os termos de cooperação científica e tecnológica entre Cuba e Brasil (via governo e universidades de Alagoas), com a participação de instituições de outros estados, principalmente o Rio Grande do Sul. Pernambuco foi palco de outro documento que assinala para parcerias entre governo e universidades daquele estado e a Universidade de Havana e a Academia de Ciências de Cuba.

Os representantes das instituições cubanas e brasileiras assinaram o documento e consideraram que este segundo encontro serviu para a concretude dos projetos pensados e debatidos no primeiro, quando as delegações estiveram em Havana. Ficou acertado também que será realizado um terceiro encontro, sem data marcada (talvez em 2014) nas áreas das ciências humanas, embora a educação básica tenha sido amplamente debatida nos dois encontros realizados. Todavia, nenhuma cooperação foi estabelecida, embora o Brasil careça de metodologia e vontade política de melhorar a péssima educação brasileira.

Hoje, segunda-feira, último dia do encontro, as delegações cubana e brasileira foram visitar a cooperativa de Pindorama (a 80 quilômetros de Maceió) cujos cooperados têm uma usina de açúcar e álcool que é responsável pela maior arrecadação de ICMS do Estado de Alagoas, o parque da Odebrecht e a Universidade de Alagoas. 

   



Nenhum comentário: