Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







terça-feira, 14 de agosto de 2012

Opinião contrária à exigência do diploma de jornalismo

No link do jornalista Vitor Menezes, presidente da Associação de Imprensa Campista, postado no Facebook, uma matéria na qual alguns jornalistas comemoram a exigência do diploma para o exercício da atividade. E, entre os entrevistados, a colega Patrícia Daldegan, empresária de comunicação e professora universitária, que diz o seguinte: 

“É uma vitória importante. O jornalista por formação é o que melhor exerce a profissão. Sei que a ética não está atrelada ao diploma. Mas, os profissionais formados recebem , na faculdade, conhecimentos humanísticos que vão além da técnica. Com o ensino superior, o aluno melhora o senso crítico que é fundamental na profissão. O diploma pode contribuir para garantir mais qualidade ao jornalismo” defendeu Patrícia Daldegan."

E reproduzo o trecho da matéria para discordar. Primeiro, da exigência do diploma para o exercício do jornalismo. Segundo, para registrar, mais uma vez, que o estudante de comunicação não melhora o senso crítico com o curso de jornalismo. Esse "senso crítico" que o estudante possa ter pode advir de qualquer outro curso universitário ou de nenhum curso universitário. Uma afirmação dessas contraria a evolução do ser humano pelos séculos e milênios, sem os cursos universitários. E o diploma não contribui "para garantir mais qualidade" ao jornalismo. Digo mesmo que é o contrário. A realidade é que caímos na mesmice...

O jornalista ruim pode ter ou não ter diploma universitário. A história prova isso. Quando mais novo, eu costumava desafiar (coisa de jovem) para um debate público sério educadores e outros que afirmavam coisas parecidas. Estou velho e não vou desafiar ninguém. Até porque só arranjei inimizades e antipatias, pois as pessoas não costumam usar a razão nos debates. Preferem deixar livre a vontade, e emoção. E aí, não aceita argumentos válidos, pois têm verdades calcificadas. Mas que seria interessante um debate com os formandos no curso de jornalismo, seria. Veríamos o quanto de "humanismo" e "senso crítico" o curso proporcionou aos nobres futuros jornalistas.    

Nenhum comentário: