Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Começa hoje o julgamento do Mensalão: Lula está fora

Entre os 38 agentes públicos que estarão sendo julgados a partir de hoje no processo que ficou conhecido como "Mensalão", maior escândalo da República e que não atingiu Lula devido a blindagem muito bem feita pela mídia, estão as figuras abaixo, bastante conhecidas do nosso povo, principalmente a parte que acompanha a política. As fotos e informações foram retiradas de extensa matéria da Folha de São Paulo:  

José Dirceu

Acusação: Chefe da campanha que elegeu o ex-presidente Lula em 2002, negociou, segundo a Procuradoria, acordos com os partidos políticos que apoiaram o novo governo e a criação de um esquema clandestino de financiamento que distribuiu recursos ao PT e a seus aliados para garantir apoio no Congresso.
Crimes de que é acusado: formação de quadrilha ecorrupção ativa


José Genoíno

Acusação: De acordo com a Procuradoria, participou das negociações com os partidos aliados e com os bancos que alimentaram o valerioduto e orientou a distribuição do dinheiro do esquema
Crimes de que é acusado: formação de quadrilha ecorrupção ativa


Delúbio Soares

Acusação: Responsável pelas finanças do PT na campanha presidencial de 2002 e no início do governo Lula, negociou com Marcos Valério a montagem do esquema, segundo a Procuradoria, e orientou a distribuição de recursos para os partidos aliados ao governo. De acordo com a denúncia, mandou assessores sacarem R$ 550 mil do valerioduto.
Crimes de que é acusado: formação de quadrilha ecorrupção ativa


João Paulo Cunha

Acusação: De acordo com a Procuradoria, recebeu R$ 50 mil do valerioduto para contratar uma das agências de Marcos Valério, a SMP&B, quando presidia a Câmara dos Deputados, e foi beneficiado pelo desvio de recursos públicos repassados à agência.


Marcos Valério
Acusação: Segundo a Procuradoria, ele criou o esquema clandestino que financiou o PT e outros partidos governistas, desviando recursos obtidos com contratos de publicidade firmados com o Banco do Brasil e a Câmara dos Deputados e usando empréstimos fraudulentos dos bancos Rural e BMG para disfarçar a origem do dinheiro



Nenhum comentário: