Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Um pouco mais sobre o Carnaval do Rio

(Fotos: Viviane Terra)
As baterias do Grupo B têm 180 componentes

E as escolas de samba ocupam toda a Passarela na Sapucaí

mostrando luxo e beleza desconhecidos do grande público

que, em geral, só sabe do Grupo Especial que a Globo mostra

As 11 escolas de samba do Grupo de Acesso B do Carnaval do Rio de Janeiro desfilam na terça-feira de Carnaval com um público reduzido, em sua maioria, constituído de torcidas das próprias agremiações. Todavia, as escolas de samba do Grupo B são grandes, se comparadas a todas dos municípios fora da capital e, também, das outras 40 escolas de samba que desfilam na Intendente Magalhães.

Para quem não sabe (e mesmo quem mora na capital não sabe), o Rio respira Carnaval. São 72 escolas de samba oficiais. São centenas de blocos, dos quais o grande público só sabe do a mídia mostra, que é o Cordão da Bola Preta, que este ano saiu com 2,2 milhões de pessoas, a Banda Carmen Miranda, em Ipanema e um ou outro que  não me lembro agora. Mas todos os bairros têm muitos blocos. 

As famílias, pobres, remediadas e ricas, participam do Carnaval, de Copacabana a Sepetiba. Aliás, um dos bairros menos populosos, embora antigo, do Rio, é Sepetiba, que tem oito blocos e a orla fica tomada de foliões, reunindo crianças, jovens e idosos. A mídia mostra e escreve sobre Carnaval de rua em Recife, Olinda, Salvador... mas não há maior e melhor Carnaval de rua que o do Rio.

No caso específico da Sapucaí, as pessoas têm noção, assistem pela TV e torcem parav as 12 escolas do Grupo Especial. Não fazem idéia do que a mídia não mostra, que é o excelente e belo desfile das escolas do Grupo de Acesso A (para o qual desce a que recebe menor nota no Especial e sobre para o Especial a que recebe a maior nota). São 09 escolas de excelente nível. Estão lá a Acadêmicos da Rocinha, A Estácio de Sá, a Império da Tijuca, a Viradouro, a Império Serrano... Só a bateria tem 300 componentes em média.

No caso do Grupo B, com apenas 50 minutos para desfilar (as do Grupo A têm 60 minutos e do Esçpecial, 80 minutos), são 11 escolas, entre as quais a Caprichosos de Pilares e a Tradição (as duas já foram do Especial).     

Nenhum comentário: