Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Timóteo é impedido de falar no enterro de Wando

Nidin Sanches/Nitro/Folhapress
Agnaldo foi proibido de falar

A filha do cantor Wando, morto na quarta-feira (8), impediu que o também cantor Agnaldo Timóteo, vereador em São Paulo pelo PR, discursasse no enterro do pai, na manhã desta quinta-feira, em Belo Horizonte. Logo depois que o padre Jeferson Moreira, que conduzia a cerimônia fúnebre, passou o microfone para Timóteo, a filha de Wando, Gabriela, gritou: "Tira o microfone deste homem, que ele falou mal do meu pai".

Timóteo então desistiu de falar. Em entrevista, ele disse que antes da filha de Wando nascer os dois já eram muito amigos. "Mas entendo a emoção da família. Foi uma cerimônia muito bonita, mas infelizmente aconteceu isso".


Uma irmã do cantor passou mal durante a cerimônia e teve de ser socorrida. Entre 1.500 e 2.000 pessoas acompanham o enterro de Wando, no cemitério Bosque da Esperança. Muitos cantam músicas do cantor. O velório do corpo do cantor Wando, que morreu nesta quarta-feira (8) aos 66 anos, reúne familiares e fãs no cemitério Bosque da Esperança, em Belo Horizonte.


Nidin Sanches/Nitro/Folhapress
Nos shows, Wando costumava distribuir calcinhas

e uma fã deposita uma, que recebeu em 1998, na urna, durante velório

A família solicitou ao cemitério que o funeral fosse restrito a amigos e parentes, mas a administração informou que não havia como impedir a entrada de fãs.

Entre os cerca de 20 admiradores que se reuniam no início do velório, por volta das 17h30, estava a funcionária pública aposentada Ângela Mesquita, que levava uma calcinha em homenagem ao cantor romântico, que morreu em decorrência de complicações cardíacas.

A dona de casa Rosana Silva de Oliveira, 36, também esteve no cemitério para a despedida. "Trouxe essa calcinha vermelha e duas maçãs, que simbolizam o fogo e a paixão da música mais conhecida dele", afirmou a mulher, que colocou a peça sobre o caixão, com autorização da mulher de Wando.
Ela disse ainda guardar em casa uma peça que conseguiu recolher em show do cantor na capital mineira em 1998. "É uma calcinha branca que guardo até hoje, perfumada. Ele jogou e deu aquele alvoroço. Eu consegui pegar," disse. "Hoje eu trouxe esta bem pequena, rosa, em homenagem a ele," completou, mostrando a peça íntima.

A dona de casa Maria das Dores, 38 anos, estava com duas sobrinhas, de 13 e 14 anos, para a despedida ao cantor. "Não vai haver outro cantando com o charme dele. Ninguém consegue imitá-lo. O Wando vai deixar muitas saudades", disse.

O produtor musical Carlos Alberto de Deus disse ter contratado o cantor para um de seus últimos shows, há dois meses, em evento privado em Contagem (região metropolitana de Belo Horizonte). "O show foi maravilhoso. O Wando sempre foi uma pessoa ótima, calma, tranquila, falava baixinho. Nos últimos dois meses notei que ele estava cansado, mas ele disse que estava com os exames em dia", afirmou o produtor.

Sogro de Wando, o empresário Lúcio Vasconcelos, 67, disse que ele e a filha, Renata Costa Lana, foram surpreendidos pela morte. "No domingo [5] a Renata levou a ele letras soltas do alfabeto, para que ele pudesse se comunicar. Ele escreveu a frase: 'Estou na oficina de Deus arrumando as turbinas'."


UM POUCO DE SUA VIDA

Mineiro de Cajuri, Wanderley Alves dos Reis nasceu em 2 de outubro de 1945. Ainda pequeno, mudou-se para Juiz de Fora, antes de partir para o Estado do Rio de Janeiro, onde construiu sua carreira. Em Volta Redonda (RJ), Wando --apelido dado por sua avó-- trabalhou como motorista de caminhão e feirante. Naquela época, já se dedicava ao violão e tocava em grupos de bailes locais.


Em 1973, foi descoberto por Nilo Amaro. Com ele compôs "O Importante é Ser Fevereiro", canção gravada por Jair Rodrigues, que também deu voz a outra de suas canções, "Se Deus Quiser". Roberto Carlos, Ângela Maria e Originais do Samba também interpretaram letras de Wando.


No mesmo ano, lançou seu primeiro compacto, com a música "Maria, Mariá", e seu primeiro álbum, "Glória Deus No Céu e Samba na Terra". Mas foi em 1974, com o disco "Moça", que conheceu o sucesso --vendeu 1,2 milhão de cópias. Ao lado da faixa título desse segundo trabalho, "Fogo e Paixão", do disco "O Mundo Romântico de Wando" (1988), está entre os maiores hits do cantor.


Wando fez do romantismo sua marca registrada. Símbolo da música brega brasileira, imprimia erotismo a suas letras, e tornou-se conhecido por colecionar calcinhas de fãs. Seu último disco de inéditas, "Romântico Brasileiro, Sem Vergonha", foi lançado em 2005.
(Trechos de matérias da Folha de São Paulo)

Nenhum comentário: