Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 31 de março de 2016

Parte da história de Campos no seu celular, via QR Coder

Edson Batista, presidente da Câmara de Vereadores de Campos, criou, entre tantas coisas importantes para o resgate e preservação da nossa história, do nosso patrimônio cultural, o Corredor Histórico Cultural. Nesse corredor, ao lado do edifício da Câmara, o Palácio Nilo Peçanha, bustos e estátuas de muitos de nossos heróis, que muito contribuíram na construção da nossa história.

As estátuas em tamanho natural de Nilo Peçanha e José do Patrocínio, os bustos de Benta Pereira, Almirante Saldanha da Gama, Luiz Carlos de Lacerda, o capitão Ricardo Kirk e, em abril, o mapa de Couto Reys vai figurar na história dos Sete Capitães.

A TV Câmara produziu documentários sobre cada um deles, assim como livretos contam suas histórias. Além dos bustos, o documentário e o livreto sobre o Palácio Nilo Peçanha. No site da Câmara, todos os presidentes do Legislativo do período republicano, com um currículo de cada um e, em breve, todos os presidentes do período do Império. 

Importante salientar que Edson Batista também oferece, para todos os interessados, daqui e alhures, um código de barra para que qualquer pessoa, via celular, tenha a história de cada um dos homenageados e o documentário produzido pela TV Câmara. Basta usar o aplicativo (gratuito) QR coder, apontando o celular para o código de barra que está anexado em cada coluna das estátuas e bustos.

Muita gente ainda não sabe o que é um QR Coder. Explico: Código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Quick Response é "resposta rápida". Ou seja, baixando o aplicativo (facílimo), a pessoa aponta para o código de barra e terá tudo que a Câmara produziu sobre o Palácio e sobre os heróis campistas homenageados.

Edson Batista estendeu o QR Coder para os vereadores da década de 1940 até 2014. Quem desejar, portanto, conhecer parte importante da nossa história, é só utilizar esse aplicativo proporcionado pela tecnologia. Claro que tudo isso só é possível porque os russos foram ao espaço e, depois, muitos países seguiram seus passos, inclusive colocando em órbita satélites que propiciaram tudo que temos hoje em termos de comunicação avançada. 

Quem desejar utilizar o sistema é só procurar por mim ou pelo Marcelo Fernandes,  na Câmara de Vereadores. Explicaremos como baixar o aplicativo e faremos juntos, caso a pessoa queira, a experiência do QR Coder. 

Nenhum comentário: