Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 10 de março de 2016

Roberto Henriques reflete e diz que anuncia amanhã seu novo rumo político

EU SOU AQUELE QUE NÃO SE PERDEU
Nos últimos meses, tenho recebido em minha casa (conforme já divulguei AQUI), várias lideranças políticas, principalmente as que se lançaram como pré-candidatos à Prefeitura de Campos.
No último domingo esteve na minha residência, o Ex- Governador e Ex-Prefeito de Campos, Anthony Garotinho. Conheço Garotinho desde o final da década dos anos 1970. Militamos juntos nas lutas pela democratização e a anistia, assim como, na militância partidária. Fui Secretário na sua administração como Prefeito (1989-1992). Em abril de 1997 aconteceu nosso primeiro rompimento. 

No ano de 2008, quando eu me encontrava na condição de Prefeito em Exercício, aconteceu nossa reaproximação. Porém, divergências na condução administrativa do Governo Rosinha e divergências ao longo da campanha do ano de 2010, mais uma vez nos colocaram em lados opostos... Ressalto, que as divergências e rupturas que coleciono ao longo do tempo, nunca foram motivadas pelo ódio aos meus pares; sempre obedeceram aos princípios da liberdade de expressão e se localizaram no campo das ideias. Voltando a visita, do ex-governador... É sabido que ele lidera um grupo político, que como outros, estão se organizando para o próximo processo eleitoral (escolha popular de Vereadores e do próximo Prefeito). Na conversa, Garotinho me informou que um plebiscito escolherá o nome dentre os pré-candidatos do seu núcleo, nomes esses, já divulgados pela Impressa e Redes Sociais. Salientou que o vencedor da referida consulta prévia, será quem receberá o apoio da Prefeita Rosinha e dele próprio. Em resposta, relatei ao visitante que recebi outras correntes políticas em minha residência e, que no campo da oposição, o nome com o qual mais aprofundei o diálogo foi com o pré-candidato Rogério Matoso.

Na segunda metade da nossa longa conversa, deixei claro ao Ex-Governador Garotinho, a necessidade imperiosa do seu grupo resgatar o espírito e o modelo aplicados no seu primeiro Governo como Prefeito de Campos(1989-1992): foi um Governo onde seu corpo administrativo sonhava e fazia sonhar; além de procurar com extrema dedicação realizar os sonhos referenciados. O Prefeito Garotinho e sua Equipe romperam com o modelo elitista e excludente dos governos anteriores, mesmo ainda não tendo a quantidade dos recursos dos royalties do petróleo que só passaram a crescer em progressão geométrica, a partir do ano de 1998 (Governo Arnaldo Vianna) com a Lei sancionada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso. 

Pedi ao Garotinho que se levantasse... que chegasse comigo até a varanda do meu apartamento... solicitei a ele que olhasse para a cidade enxergando para além da área urbana... que seu olhar se estendesse para todo o Município, alcançando imaginariamente os Distritos e Comunidades do interior... a seguir rememorei seus feitos e da sua Equipe naquele governo de “feliz memória”: instalou e colocou para funcionar 43 creches (existiam apenas 2); aumentou a Rede Escolar e absorveu através de Comodato as Escolas do CNEC (Travessão, Morro do Coco, Goytacazes, Santa Maria, dentre outras); reabilitou o Pronto-Socorro Municipal que encontrava-se inexplicavelmente fechado; aumentou a Rede de Postos de Saúde triplicando a oferta de unidades; reabriu o Hospital Ferreira Machado e absorveu os antigos ambulatórios da Associação dos Plantadores de Cana (Travessão, Santo Eduardo, Goytacazes, dentre outros); a Fundação da Infância como órgão interveniente junto ao Governo Federal, repassava recursos de apoio técnico/financeiro, através de celebrações de convênios com as Entidades não governamentais que tradicionalmente promovem Assistência Social em Campos; foi pioneiro nas instalações dos Conselhos Tutelares e de Direitos da Criança; fez de Campos, Município referência na eliminação do trabalho precoce infantil e pioneiro na adoção da bolsa, hoje tão popular como “Bolsa Família”(sucedânea da “Bolsa Escola”), não sendo apenas, naquela ocasião, uma medida compensatória... mas, emancipatória; implementou o Programa “Pequeno Produz” que deu origem as “feiras da roça”; expandiu pavimentações das ruas para os Bairros Populares e Comunidades do interior; levou a coleta do lixo aos Bairros onde ela sequer ocorria; recolocou Campos no cenário Estadual e Nacional; conquistou outros seguimentos no nosso Município e chegou a altíssimos índices de popularidade e aprovação. 

Após concluir os exemplos dos feitos que elenquei acima, fitei os seus olhos e perguntei: POR ONDE ANDAS AQUELE GAROTINHO DO GOVERNO MUNICIPAL 1989-1992??? e a seguir afirmei categoricamente que admitiria aprofundar a discussão sobre a sucessão Municipal em torno dos nomes de pessoas que vivenciaram o exitoso processo administrativo do seu primeiro Governo Municipal. Ressaltando que nada de pessoal tenho contra os outros pré-candidatos, admiti aprofundar nossa conversa, caso fosse aceita a minha defesa dos nomes de Edson Batista e Auxiliadora Freitas. Comuniquei a Garotinho que reuniria com as pessoas que me acompanham há muitos anos e em conjunto decidiríamos a quem apoiaríamos (Rogério Matoso ou o candidato apoiado pelo grupo do Ex-Governador Garotinho?). 

Assim terminou nossa longa conversa em minha residência... 

Cabe-me agora, por dever público, comunicar que na noite de ontem, reuni com as lideranças que caminham comigo. Após relatar os fatos acima, abri a palavra a todos e o assunto foi discutido exaustivamente. Ao final, todos votaram nas duas propostas colocadas, isto é; Matoso ou aliança com o candidato da situação? Para não influenciar os votos dos presentes me abstive de votar, colocando-me submisso a decisão que os presentes tomassem. Portanto, caríssimos amigos do Face, Redes Sociais e Impressa em geral: JÁ TEMOS A NOSSA DECISÃO. No dia de amanhã, primeiramente, por razões éticas, comunicarei a Rogério Matoso e a Garotinho; logo a seguir postarei AQUI o conteúdo da decisão tomada. Despeço-me, ressaltando que em obediência a Legislação Eleitoral em vigor, estarei comunicando o meu desligamento do Partido ao qual me encontro filiado. Obrigado. Forte abraço a todos!!!

Nenhum comentário: