Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quinta-feira, 17 de março de 2016

Luiz Carlos de Lacerda ganha busto, documentário e livro dia 23


A Câmara de Vereadores de Campos prossegue com seu trabalho de resgate e preservação da nossa história e, no próximo dia 23, às 10 horas, inaugura o busto do abolicionista Luiz Carlos de Lacerda, lança o documentário sobre sua vida em DVD que será distribuído na solenidade, juntamente com um livreto contando sua trajetória, principalmente a partir de 1884 quando, segundo Joaquim Nabuco, ele, Lacerda, acorda de seu "sono dogmático".

Lacerda era de uma família tradicional de Campos. Serviu ao Império e chegou à chefia de polícia, sendo agraciado com o título de Comendador por Pedro II. Também era do Partido Conservador, de sustentação à Monarquia. Todavia, indignou-se com o tratamento dado pelos fazendeiros aos escravos e assumiu uma postura crítica contra o sistema escravista. Ganhou muitas inimizades, foi perseguido, ameaçado de morte, mas não recuou um milímetro na luta para libertar escravos e pelo fim do regime escravista.

É, sem dúvida, um dos heróis campistas que, a partir do dia 23, terá seu busto no Corredor Histórico Cultural da Câmara, ao lado de José do Patrocínio, Nilo Peçanha, o capitão Ricardo João Kirk, o Almirante Saldanha da Gama e Benta Pereira. Todos estão convidados para a solenidade e os presentes receberão o livreto e o documentário em DVD. Documentário que será transmitido pela TV Câmara.

Nenhum comentário: