Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 6 de abril de 2016

Câmara de Campos na luta para salvar a UENF



A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes se soma na defesa da Uenf (Universidade Estadual do Norte Fluminense) que atravessa uma situação crítica com dívidas acumuladas desde outubro de 2015, não conseguindo honrar os compromissos com fornecedores, o que tem ameaçado seriamente o próprio funcionamento da instituição.
Na manhã desta terça-feira (05), o presidente do Legislativo, vereador Edson Batista, recebeu o reitor da Uenf, Luis César Passoni, e a vice reitora Teresa Peixoto Faria, além de assessores e professores, quando foi encaminhado um documento assinado por todos os vereadores.
“A Câmara, diante deste momento crítico, reafirma seu compromisso com a Uenf e conclama o governo do Estado a equacionar o problema de forma a iniciar, de imediato, os repasses necessários para a manutenção da universidade. Esse documento será encaminhado à Assembléia Legislativa e ao próprio governo estadual”, comprometeu-se Edson Batista.
O presidente da Câmara destacou  a Uenf como uma conquista de Campos e do Norte Fluminense, criada para alavancar o desenvolvimento regional.
“Lamentavelmente, este patrimônio se encontra em situação falimentar. O quadro crítico da universidade, que se encontra à mingua e sem recursos para sua manutenção, se deve à omissão e o descaso do governo estadual, que prioriza a desoneração de grandes empresas, assim como tem priorizado gastos com as Olimpíadas, como ocorreu com a Copa do Mundo”, afirmou.
Edson Batista anunciou que a Câmara fará uma audiência pública nos próximos dias com a presença de deputados da região e presidentes das Câmaras municipais que integram o Parlamento Regional. “Com esta audiência pública, iremos acumular capital político e ampliar o leque de apoio para revertermos esta situação dramática que, infelizmente, atinge a universidade”.    
Implantada em 1993, após um amplo movimento da comunidade campista, a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro é considerada hoje pelo MEC a melhor do Estado do Rio de Janeiro e a 11ª do país.
A Uenf tem contribuído para o desenvolvimento regional de diversas formas. Nos últimos dez anos, foram mais de mil projetos, um a cada três dias, de pesquisa e/ou extensão, voltados para a temática regional.
A universidade possui cerca de cinco mil alunos na graduação e pós-graduação, de diversas partes do país, principalmente no município de Campos dos Goytacazes e região.

*Fonte: Ascom Câmara Campos

Nenhum comentário: