Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Vereadores mirins serão empossados na quarta-feira

Os alunos do projeto assumem a Mesa Diretora durante a visita ao Legislativo

Pela primeira vez na história o projeto Vereador Mirim, em Campos, será uma realidade. Os vereadores mirins receberão seus diplomas e serão empossados na sessão ordinária do próximo dia 19, quarta-feira, em solenidade no plenário da Câmara Municipal de Campos.
No último dia 11, os vereadores aprovaram por unanimidade o projeto de lei, de autoria da Mesa Diretora, que autoriza a instalação do Parlamento Mirim. O mandato do vereador mirim será de um ano. Instituído a partir do projeto Bonde da História, Estação Câmara, criado na gestão Edson Batista e que completou um ano em setembro, o projeto integra a comunidade escolar, incluindo professores e diretores de escolas, ao Legislativo e ao patrimônio cultural de Campos.
A partir do projeto e com o sucesso alcançado, reconhecido até pelos vereadores de oposição - todos participam, recebendo e falando aos alunos sobre a importância do legislativo numa democracia -  a Câmara decidiu instituir o parlamento mirim. As escolas participaram e em cada uma delas foram eleitos seus representantes e respectivos suplentes, que serão empossados na próxima quarta-feira. 
Para o presidente da Câmara, Dr. Edson Batista, a eleição e posso do parlamento m vem vem coroar não só o projeto Bonde da História, mas a meta estabelecida desde sua posse, quando instituiu o lema que norteou sua administração: Participação, Transparência e Cultura. A sociedade reconheceu a transformação da Câmara nesses últimos dois anos.Nunca o Legislativo teve tanta participação. Nunca foi tão transparente. E jamais desenvolveu cultura quanto nessa gestão.  
Com uma equipe competente, Edson Batista revelou-se o que todo mundo já sabia: um excelente gestor da Coisa Pública. E as coisas aconteceram: Reforma geral do prédio, com uma pintura decente, ponto eletrônico, eliminação de pagamento em cheque com depósito em conta bancária, pubkicação de todos os atos da Câmara, inclusive salários de funcionários e vereadores, valorização do patrimônio histótrico e cultural de Campos, resgate de vultos históricos (Nilo Peçanha e José do Patrocínio) com DVDs para a própria TV Câmara, implantada em sua gestão, como para qualquer um que se interesse, o cuidado especial com os jardins, o anexo com a Escola de Gestão, almoxarifado e estúdio de TV, a aprovação de uma nova Lei Orgânica... enfim, nunca se fez tanto em tão pouco tempo. E a integração regional com o Parlamento Regional. 
Agora, com Parlamento Mirim, que será empossado na quarta-feira, chega-se ao final de uma gestão que será fechada com chave de outro. Não só com a posse dos vereadores mirins como com a solenidade que vai fazer o reconhecimento dos estudantes que descobriram asteroides, num programa específico internacional, com reconhecimento da NASA, tendo sido os estudantes de Campos os que mais asteroides descobriram e foram reconhecidos. Projeto que começou com a assinatura de acordo de cooperação entre a cidade de Campos, representado pela Câmara, representada porn Edson Batista e pela Colaboração Internacional de Busca Astronômica (IASC), representada pelo americano Patrick Miller. 
Os alunos do Bonde assumem o plenário e debatem problemas

Com o sucesso obtido pelos estudantes de Campos, o Dr Patrick Miller enviou mensagem agradecendo ao Dr. Edson a participação no projeto (sem o termo de cooperação, assinado em abril, a cidade não receberia os instrumentos necessários para o trabalho dos estudantes).  
“Parabéns para as muitas escolas do Brasil que participaram da Campanha Pan-STARRS de Busca de Asteroides !! Os alunos dessas escolas fizeram 63 descobertas provisórias de asteroides do cinturão principal localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter. Este é um recorde para a Colaboração Internacional de Busca Astronômica (IASC).
Ao longo dos próximos anos, esses asteroides serão monitorados pela comunidade astronômica profissional. Quando suas órbitas estiverem totalmente determinadas serão numerados e catalogados pela União Astronômica Internacional (Paris).  Os Asteroides numerados poderão então ser nomeados pelos estudantes que os descobriram.
Parabéns mais uma vez para os muitos estudantes do Brasil pelo seu dedicado e bem realizado para a Astronomia. Eles fizeram um trabalho espetacular, e IASC irá acolhê-los de volta no próximo ano para a Campanha Pan-STARRS.”
Parabenizamos todos os estudantes e professores que participaram da Campanha Pan-Starrs!!! 
Muito Obrigado!!!
Um fraterno abraço,
Patrick Miller"
Alunos, diretores e professores, além dos monitores do projeto

Nenhum comentário: