Avelino Ferreira, 63 anos, brasileiro, casado, sete filhos, sete netos. Jornalista; escritor; professor de Filosofia.







quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Assessor do Senado profere palestra na inauguração da escola de gestão


Florian Augusto Madruga ao lado do Dr. Edson Batista

“A Câmara de Campos está escrevendo a história. Podemos dizer que ela agora se divide em duas partes: antes e depois da Escola Municipal de Gestão Pública do Legislativo (Emugle)”. As palavras foram ditas pelo presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo (Abel), Florian Augusto Coutinho Madruga, que participou nesta terça-feira (04) da solenidade de inauguração da Emugle, criada pela Câmara Municipal de Campos.

Florian, que também estava representando o Senado Federal, veio de Brasília a convite do presidente da Câmara, Edson Batista, para a solenidade. Acompanhados de vereadores e secretários municipais, eles descerraram a placa de inauguração. Também foi assinado um termo de cooperação técnico- científica entre a Câmara e a Abel.

Segundo Florian, a Constituição Federal de 1988 determina a criação da Escola de Gestão com o intuito de capacitar os servidores da administração pública. “Além de tornar a administração mais ágil, a profissionalização dos servidores fará com que o cidadão passe a ser bem tratado e recebido”, afirmou ele, destacando que a escola possui um segundo viés, que é estar aberta a professores e estudantes.

“O poder Legislativo é o grande desconhecido do cidadão. Quase 100% dos professores do Ensino Fundamental não sabem distinguir qual é o papel da Câmara e o da Assembléia Legislativa”, afirmou ele, destacando que é preciso trazer essas pessoas para dentro da Casa de Leis. Em todo o país, de acordo com Florian, são 108 Escolas de Gestão.

Enquanto diretor da Secretaria Especial de Editoração e Publicações, a gráfica do Senado, ele doou um exemplar da Constituição Federal, com a mesma encadernação recebida pelos senadores, para a Biblioteca Campistana, que vai funcionar na Emugle, juntamente com a TV Câmara/Campos, num prédio reformado e adaptado, na Rua Baronesa da Lagoa Dourada, próximo ao Palácio Nilo Peçanha, sede da Câmara.

A TV Câmara inaugura nova programação nos próximos dias, voltada para não apenas para a cobertura das atividades da Câmara, mas também destinada ao jornalismo cultural e outros programas sobre a vida de Campos. Por sua vez, a Campistana contará com um acervo com predominância de autores campistas.

Florian também se prontificou a doar um acervo com todas as leis aprovadas pelo Senado e a Lei Orgânica Municipal (LOM) em braile.

Segundo Edson Batista, o primeiro curso será ministrado dentro de dois dias em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), voltado para a qualificação de diretores de escolas municipais. “Vamos também assinar termo de cooperação com o Executivo para a qualificação dos demais servidores”.

Para Edson Batista, a Emugle “proporcionará aprendizados aos servidores que contribuirão para a qualificação na sua atuação enquanto agentes públicos”.

Representando a prefeita Rosinha Garotinho, o secretário de Controle e Orçamento, Suledil Bernardino, disse que a escola dará uma grande contribuição não só para o Legislativo, mas para o Executivo e toda a sociedade. “Hoje, para a capacitação dos servidores, contamos com a ajuda dos técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE)”.

O vereador Mauro Silva, que presidiu o grupo de trabalho criado pela Câmara para implantação da Emugle, disse que a escola vai além da capacitação dos servidores, pois servirá para difundir conhecimento. “Será uma escola de políticas públicas e estará aberta a sugestões”.
(Matéria do site da Câmara e foto Check)

Nenhum comentário: